Jornal Nova Geração

ESTRELA

Licitação termina deserta e trava construção de ponte

Sem empresas interessadas na obra da passagem que liga o Boa União à Linha São José, município terá que republicar edital. Orçamento está definido em R$ 7,8 milhões e cronograma indica entrega da ponte em oito meses após o início

Ponte foi fechada à passagem de veículos no último dia 13. Nova estrutura deve ficar pronta apenas no início de 2024 (Foto: Arquivo A Hora)

A definição da empresa responsável pela construção da nova ponte entre o bairro Boa União e a Linha São José será adiada. A concorrência onde seriam reveladas as propostas terminou deserta e o processo de licitação volta à etapa inicial. A partir da falta de interessados, o cronograma da obra fica adiado em pelo menos um mês.

Até a tarde da terça-feira, 28, o setor responsável preparava uma resposta a uma solicitação de impugnação do edital por parte de uma empresa de Erechim. Os questionamentos eram sobre itens do projeto pertinentes à remoção da antiga passagem. A Comissão de Licitação negou o pedido e confirmou a abertura dos envelopes para a manhã da quarta, 29.

No entanto, nenhum interessado compareceu à sala de licitações, o que interrompe a sequência do processo. Os integrantes da comissão devem avaliar as condições do edital nos próximos dias, para encaminhar a republicação, com revisão dos orçamentos e documentos de ordem técnica, o que é um procedimento de praxe. A obra está orçada em R$ 7,8 milhões, somados os valores de remoção e construção da nova ponte.

A publicação do edital ocorreu logo após o Carnaval, em 17 de fevereiro, e foi anunciado com a expectativa de avançar para a substituição da ponte de ferro e madeira construída nos anos 1950. Conforme o cronograma físico-financeiro anexado à licitação, a construção da passagem tem a previsão de término em oito meses.

O projeto foi elaborado pela Engemost Serviços de Engenharia, de Canoas. As análises da atual estrutura e das imediações da passagem sobre o Arroio Boa Vista, que consideraram aspectos ambientais e geológicos, foram feitas no segundo semestre do ano passado. No fim de dezembro o projeto foi entregue ao governo, para montagem da licitação.

Dados da nova ponte

As medidas para a passagem de concreto foram definidas pelo município. A ponte terá passagem para pedestres e ciclistas, uma vez que será o ponto inicial da ciclovia intermunicipal, que vai até Imigrante. Serão duas faixas com largura de 3,5 metros, com uma barreira rígida para proteção dos automóveis, pista específica para ciclistas com largura de 3 metros e calçada de passeio com 1,2 metro.

Bloqueio definitivo

Como medida preparatória ao início da obra e para manter a segurança de motoristas e pedestres, o município interditou a ponte de forma permanente no dia 13. O fechamento faz com que o acesso ao centro de Estrela para quem sai de Colinas, Imigrante ou da própria Linha São José, precise passar por Lajeado – e quem vai aos municípios vizinhos, acessa a ERS-129 a partir da BR-386.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: