Jornal Nova Geração

OBRAS

Lideranças do Vale debatem situação de rodovias com Estado

Ciclo de encontros com o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, tem como objetivo o diálogo e a troca de experiências sobre obras em estradas prioritárias

Foto: Emerson Foguinho/Selt

O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, deu início nesta terça-feira, 14, a uma série de três reuniões com prefeitos, vereadores e representantes do Vale do Taquari.

O ciclo de encontros tem como objetivo o diálogo e a troca de experiências entre gestores estaduais e municipais sobre as obras em estradas prioritárias na região. Costella recebeu demandas e detalhou o trabalho que o Governo do Estado vem fazendo no setor.

Além disso, trouxe um panorama com uma projeção para novos investimentos. “É importante estamos perto das comunidades. Tenho convicção de que somando esforços, com articulação e trabalho, os resultados serão mais efetivos”, garantiu Costella.

O secretário também destacou a importância de as lideranças prepararem projetos com as demandas locais com antecedência. “Os municípios têm que se organizar desde agora. Embora não se saiba qual o orçamento para novas obras em 2023, é importante que todos os projetos estejam prontos e cadastrados para quando o governo determinar o montante de recursos a serem aplicados.”

Demandas municipais

O prefeito de Nova Bréscia, Ângelo Barbieri Baixinho, destacou a importância do asfaltamento da ligação entre a cidade e o município de Capitão, uma obra importante para o desenvolvimento do setor turístico e o escoamento da produção da região.

Ao final, saiu satisfeito com o resultado da reunião. “O secretário Juvir Costella fez uma grande e detalhada explanação sobre as obras em estradas na nossa região. Apresentamos a ele também nossas demandas e necessidades. É fundamental essa parceria entre Estado e municípios. Foi um grande avanço para o Vale do Taquari”, garantiu o prefeito.

O prefeito de Coqueiro Baixo, Jocimar Valer, destacou a necessidade da ligação asfáltica, do municipio até a BR-386, importante acesso regional e rodovia-chave para o turismo religioso na região. “Essa ligação não desenvolve apenas uma cidade, mas uma região.”

Já o prefeito de Travesseiro, Gilmar Southier, enfatizou a importância da VRS-811, obra pleiteada desde 1998 e que, juntamente com a ERS-386, pode dinamizar o desenvolvimento de toda a região do Vale do Taquari.

Por fim, o vice-prefeito de Putinga, Moisés Beltrami, apresentou como demanda a pavimentação da ligação da cidade ao município de Relvado, em uma extensão de 10 quilômetros, que, segundo ele, vai dinamizar o turismo local.

A comitiva da primeira reunião com o Vale do Taquari foi liderada pelos prefeitos de Coqueiro Baixo, Jocimar Valer, de Nova Bréscia, Ângelo Barbieri Baixinho, de Travesseiro, Gilmar Southier, pelo vice-prefeito de Putinga, Moisés Beltrami e pelo vereador de Ilópolis, Maurício Pinton. O diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Luciano Faustino, também acompanha os encontros.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: