Jornal Nova Geração

ECONOMIA

Lojistas projetam sucesso de vendas na Black Friday

Comércio do município aposta em promoções na esteira do período de Natal. Perspectiva é por maior procura pelos estabelecimentos e gestores já comemoram bons números da campanha

Comércio aposta no relacionamento com os clientes e proximidade nos pontos de venda para ampliar vendas (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

A chegada do fim do ano aumenta a expectativa do comércio por melhores resultados e maior movimento nas lojas. Um dos momentos que estimula os consumidores a buscar os pontos de venda é a Black Friday, que ocorre na última sexta-feira de novembro. Em paralelo, o município promove campanhas de Natal, como o Estrela Premiada, da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócio (Cacis).

O diretor-executivo da entidade, Paulo Fink, aponta alguns fatores que fazem com que as vendas aumentem. “Procuramos incentivar para que o consumidor participe. Com a primeira parcela do 13º salário se aproximando, terá dinheiro no mercado”, pontua. Ele considera que o período já está consolidado como um período onde o comércio recebe um reforço, a partir da divulgação e elaboração de promoções.

O representante da Cacis reflete sobre o uso das redes sociais como ferramenta de aproximação. “O lojista tem que ficar atento, para aproveitar no seu espaço de venda, mas principalmente aproveitar a mídia social para fazer o contato com o seu cliente e mostrar o produto.”

Segmentos que eram incomuns na campanha, como o farmacêutico, apontam êxito nas vendas. Também projetam bons resultados os estabelecimentos que oferecem presentes de Natal, amigo secreto, entre outras celebrações. Com um comportamento de compra mais voltado ao presencial, o consumidor de Estrela intensifica a procura pelas lojas, principalmente no centro da cidade.

Promoção no mês inteiro

Loja do setor de colchões, a Ortobom faz campanha forte de divulgação das ofertas no período da Black Friday. Em 2022, a empresa estendeu a promoção para todo o mês de novembro. “Normalmente ela acontecia durante 15 dias”, diz a sócia Jessica Luana Oliveira, que ressalta que este é o mês com as melhores ofertas. “Aguardamos bastante este período pela questão de ser uma oportunidade para os clientes.”

No embalo dos lançamentos de produtos e da participação na Expovale, Jessica avalia que houve um aumento no fluxo de pessoas e nas vendas. “Esse momento faz muita diferença, porque é o mês mais forte que nós temos.” Mesmo com as promoções apresentadas ao longo do mês, a sexta-feira promete uma procura maior. “Muitas pessoas deixam para o último dia, por acreditarem que terão ofertas diferenciadas”, conclui.

Foco na diversificação

No setor farmacêutico, a filial da Panvel, também na área central do município, vê as vendas aumentarem de forma substancial durante o período da Black Friday. O gerente Rodrigo Maia relata que o movimento na loja quase dobrou na comparação com a semana anterior. “A forma como as promoções estão dispostas atraem muito os consumidores.” Ele aponta que produtos de uso infantil e de perfumaria são os destaques.

A adesão à promoção do fim de novembro é algo novo para as farmácias, de acordo com Maia. “De cinco anos para cá que o setor passou a participar”, lembra o profissional. A mudança no mix de produtos também proporcionou um incremento nas vendas. “A partir da diversificação, com itens de higiene pessoal e beleza, a busca aumentou. Se fossem só medicamentos, nem teria como”, acrescenta.

Preferência pelo atendimento presencial

Com decoração alusiva ao período de promoções, a Pormenos, loja do segmento do vestuário, cama, mesa e banho localizada no centro de Estrela aposta no relacionamento para ampliar as vendas. A gerente Natália de Lara conta que, embora o movimento esteja mais tranquilo, existe uma expectativa grande pela procura, sobretudo pelas compras de presentes de Natal e amigo secreto, comuns à época.

Embora o estabelecimento possua ambiente virtual, Natália explica que a preferência dos clientes é por visitar a loja. “Eles preferem o contato pessoal e também poder ver e tocar os produtos”, diz a gestora.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: