Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Maior festival de dança do Vale retorna e mobiliza grupos de todo o estado

8º Dança Bom Retiro está confirmado entre 2 e 5 de junho, junto à 2ª edição da Expofeira

O 8° Dança Bom Retiro já tem data marcada. Será entre os dias 2 e 5 de junho, no CTG Querência da Amizade. O evento, que ocorre depois de quase três anos devido à pandemia, é o maior festival de dança da região. O objetivo é aproximar a cultura e educação, fortalecer o conhecimento construído nas escolas a partir da criatividade, socialização e formação de pessoas participativas e responsáveis. A abertura oficial será no dia 1º, e a programação integra a 2ª Expofeira.

Na edição deste ano, serão três noites de dança e um dia de espetáculo, em diversas modalidades e com a participação de cerca de mil bailarinos de todo o estado. A comunidade regional, além de prestigiar as apresentações, terá outras atividades para acompanhar durante os cinco dias da feira industrial e comercial.

Conforme a representante da Comissão Organizadora, Iara Maria Kartsch do Couto, o retorno do Dança Bom Retiro é de extrema importância, pois envolve um número expressivo de bailarinos e escolas que, durante muito tempo, devido ao contexto da pandemia, não puderam fazer ensaios e apresentações. “Os coreógrafos e alunos vão expressar com entusiasmo este retorno tão desejado por todos. Com certeza será um verdadeiro espetáculo”, afirma.

Segundo Iara, a programação movimenta a economia local antes, durante e depois do evento. “Oportuniza uma grande variedade de trabalhos, pois inclui praça de alimentação, serviço de segurança, bombeiros, técnicos de montagem, limpeza, técnicos de som e luz, e, ainda, fomenta o comércio”, observa.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura divulgará nos próximos dias o regulamento, com todas as informações do festival. Será publicado no portal www.bomretirodosul.rs.gov.br – Serviços e Atividades de Interesse Coletivo – Dança Bom Retiro.

Vontade de dançar

O Espaço Articulação – Grupo na Ponta do Pé, de Bom Retiro do Sul participa desde a primeira edição do festival, em 2013. Neste ano, cerca de 30 dançarinos devem subir ao palco. Conforme a coreografa Patrícia Tams Gasperin, nem todas escolas têm condições de produzirem os próprios espetáculos e os festivais são uma estrutura compartilhada.

“Além de atuarmos temos oportunidade de assistir uma diversidade de produções de outras escolas. Estamos com saudade e vontade de dançar. Acredito que o evento será tranquilo e emocionante. No entanto, nem todas as crianças e adolescentes estão com o esquema vacinal completo, então temos preocupação com os protocolos”, afirma.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: