Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Mais de 4,5 mil crianças devem ser vacinadas contra a covid-19

Número leva em consideração os municípios de Estrela, Bom Retiro do Sul, Colinas, Imigrante e Fazenda Vilanova

Crianças entre 5 e 11 que possuem alguma comorbidade, já estão sendo vacinadas contra a covid-19 no Vale do Taquari. Estrela, Bom Retiro do Sul, Colinas, Imigrante e Fazenda Vilanova, se organizam conforme a disponibilidade de doses e orientam as crianças e responsáveis a ficarem no local por 20 minutos para observar se houve alguma reação ao imunizante. Até o momento, nenhum problema foi relatado. Ao todo, a imunização deve contemplar cerca de 4,5 mil pessoas nesta faixa etária.

Em Estrela, a vacinação infantil foi adiada por conta de casos confirmados de covid-19 entre servidores. Com isso, o início está agendado para este sábado, 29, na UBS Central, das 8h às 12h. O cronograma poderá ser ampliado nos próximos dias caso chegue novo lote de vacinas. No município, 2,7 mil devem receber as doses.

Baixa procura

O município de Bom Retiro do Sul registra baixa procura pela vacina nesta faixa etária. Até o momento, 20 crianças foram vacinadas e nenhuma teve evento adverso. A estimativa é que 1,1 mil sejam imunizadas no total. O agendamento ocorre durante a semana e a aplicação aos sábados pela manhã.

Incentivo

A secretária da Saúde de Colinas, Angelita Herrmann, afirma que o município recebeu apenas 10 doses e por isso a aplicação ocorre uma vez na semana. Até o momento, foram vacinadas crianças com comorbidades e algumas de 11 anos. “Isso é para evitarmos qualquer desperdício de doses. À medida que tivermos mais vacinas, vamos reduzindo as idades”, conta.

Cerca de 280 crianças devem ser imunizadas em Colinas. Quando chegar o momento de aplicar a segunda dose, os pequenos receberão um livro de presente. “Queremos incentivar o retorno para a imunização, assim como à leitura”, afirma.

Vacinação exclusiva em quartas

Conforme a secretária de Saúde e Assistência Social de Imigrante, Jóice Cristina Horst, para a aplicação das 20 doses recebidas, foram feitas buscas ativas pelas agentes de saúde na manhã de quarta, 19. “Após a vacinação foi entregue o ‘certificado de coragem’ para incentivar.”

Nesta semana foram recebidas 10 doses e o plano segue para crianças de 11 anos. As vacinas são aplicadas nas quartas-feiras e neste dia não é disponibilizado outro imunizante e nem faixa etária. “Avançamos conforme a liberação de doses pela Coordenadoria Regional de Saúde. Também aguardamos mais mães que esperam a liberação de médicos pediátricas para os filhos que possuem comorbidades”, salienta. Cerca de 187 crianças vão ser vacinadas.

Sem previsão de ampliar

Em Fazenda Vilanova, 20 crianças já foram imunizadas. Nos próximos dias, segue a vacinação das crianças com comorbidades. Não será ampliada a imunização, pois tem funcionários da Unidade Básica de Saúde que estão afastados devido a covid-19 e por ter aumentado a demanda de atendimentos de pessoas com síndrome gripal. No município, a estimativa é de que sejam aplicadas as doses em 400 crianças.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: