Jornal Nova Geração

TEUTÔNIA

Mais de 66% quitaram o IPTU de forma antecipada

Cerca de 13 mil carnês foram quitados nos 60 primeiros dias de cobrança do imposto

Foto: Divulgação

O pagamento antecipado do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) terminou no dia 15 de março e mais de 66% dos contribuintes fizeram o pagamento no período, o que totaliza mais de 13 mil carnês. Destes, 52,1% pagaram em cota única. Quem estava em dia com o tributo recebeu até 15% de desconto. Para o governo, dados revelam planejamento e organização dos moradores.

Os pagamentos do IPTU ainda podem ser realizados em cota única, com desconto, em duas datas. Quem quitar até 15 de abril receberá 7% de desconto, e até 15 de maio receberá 4%. Também há possibilidade de parcelamento do imposto, dividido em cinco parcelas, com vencimentos em datas bimestrais para os meses de março, maio, julho, setembro e novembro.

Além dos moradores poderem solicitar as guias de pagamento do IPTU por meio do WhatsApp da Secretaria da Fazenda (51 98577-0329), existe a possibilidade do pagamento via Pix, por meio de QR Code disponibilizado na guia. São alternativas mais práticas e cômodas para a comunidade. Foram emitidos mais de 20 mil carnês para a arrecadação neste ano.

A isenção do IPTU está prevista em Lei Municipal e deve ser requerida junto à Secretaria da Fazenda, na sala 14 do Centro Administrativo, antes do pagamento do tributo. Para obter o benefício, o contribuinte deve ter um único imóvel escriturado em seu nome, destinado para sua própria residência, não possuir débito perante a Fazenda Municipal e se enquadrar em pelo menos dois dos seguintes critérios: prédio de até 60 metros quadrados, renda mensal do casal de até 3 salários mínimos e idade superior a 65 anos.

Se o morador estiver enquadrado nestes itens poderá pedir a isenção do IPTU antes do pagamento. Com isso, pagará somente a taxa de coleta de lixo.

O IPTU é um tributo que fica 100% no município e reverte diretamente em benefícios para a comunidade. Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria da Fazenda ou pelo telefone (51) 3762-7750.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: