Jornal Nova Geração

Mais recursos do ICMS para orçamento

VALE DO TAQUARI – A Secretaria da Fazenda do Estado, por meio da Receita Estadual, divulgou sexta-feira, dia 27, os percentuais de cada município gaúcho no rateio da arrecadação do ICMS ao longo de 2021. O Índice de Participação dos Municípios (IPM) definitivo para o ano de 2021 repartirá cerca de R$ 7 bilhões entre as prefeituras.
No Vale do Taquari, Imigrante é o terceiro município que mais cresceu, apresentando 6,80% na variação 2020/2021, sendo que no ano anterior havia aumentado em 2,80% sua participação no rateio.
O crescimento também se mantém em Bom Retiro do Sul. Para 2021, o índice será de 0,079914, o que representa um crescimento de 2,05%. No ano anterior, o aumento foi de 6%.
Em Estrela e Fazenda Vilanova, cenário positivo e de recuperação. No ano anterior, Estrela tinha registrado queda de -2,2% na participação e Fazenda Vilanova -6%. Colinas foi o único município a registrar índice negativo, de -1,57, cenário que também ocorreu em 2019, com -1,90%. .

Como é calculado?

O IPM, que representa cerca de 20% do total das receitas nas prefeituras, leva em consideração uma série de critérios definidos em lei e seus respectivos resultados ao longo dos anos anteriores. O fator de maior peso é a variação média do Valor Adicionado Fiscal (VAF), calculado pela diferença entre as saídas (vendas) e as entradas (compras) de mercadorias e serviços em todas as empresas localizadas no município, entre outras variáveis.

Prefeitos avaliam posições divulgadas pelo Estado

“O resultado mostra que as políticas de incentivos que estão em vigor no nosso governo estão contribuindo para que o município cresça e gere novas oportunidades de emprego e renda para todos.” Eder Ciceri, prefeito em exercício de Bom Retiro do Sul.

“O aumento é um reflexo da indústria, que nesses últimos dois anos realizou fortes investimentos e aumentou a produção, e também da agricultura, com muitos empreendimentos que geraram rendas substanciais para o município.” Celso Kaplan, prefeito de Imigrante

“Este aumento é fruto do esforço do governo para atrair novos investimentos. Novas empresas, que receberam incentivo da prefeitura, vão se instalar no Distrito Industrial, gerando emprego e renda. Temos outras ações, como o Programa de Integração Tributária, parceria com o Estado, que estimula iniciativas de interesse mútuo no crescimento da arrecadação do ICMS, campanhas de incentivo ao comércio e apoio aos novos empreendimentos rurais.” Rafael Mallmann, prefeito de Estrela

“Tivemos crescimento, superior ao do RS, na agricultura, indústria de transformação e de beneficiamento, comércio varejista e serviços. Também implantamos a Coordenadoria de Indústria e Comércio, que dá suporte aos empresários e agricultores na busca de recursos. Aos investidores há ainda um programa de auxílio com horas-máquina para terraplanagem e outros serviços.” José Luiz Cenci, prefeito de Fazenda Vilanova

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: