Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Maria Delci Klunk assume Secretaria da Agricultura

O titular até então, William Faleiro (PSB), continua sendo funcionário da Pasta.

Maria Delci Klunk assumiu, nessa quinta-feira, a Secretaria da Agricultura e Meio Embiente. O titular até então, William Faleiro (PSB), continua sendo funcionário da Pasta. A decisão foi tomada pelo prefeito Edmilson Busatto, com a intenção de adequar o perfil da secretaria às necessidades impostas pelo setor primário do município.

Até então coordenadora do setor de Memória e Patrimônio de Bom Retiro do Sul, Delci, como é conhecida, é a primeira mulher a assumir a pasta. “Aceitei o convite porque gosto de estar envolvida em ações que promovam o bem comum. Não busco status ou posições privilegiadas”, disse. A Secretária tem formação acadêmica na área da educação.

Delci é filha de agricultores, trabalhou por cinco anos na Emater, atuou em escolas rurais e até hoje desenvolve atividades relacionadas a hortas, pomares e meio ambiente. A empresa da família também tem vínculo ao meio rural. “Costumo trabalhar em equipe. Um trabalho cooperativo alcança melhores resultados. Também é muito importante ouvir os grupos, as comunidades”, lembra.

Decisão estratégica

O prefeito apontou alguns movimentos que estão sendo feitos na pasta da Agricultura, no sentido de trazer melhorias ao setor. “Trabalhamos no sentido de fazer a agricultura trazer ainda mais recursos”, O setor primário responde por 30% do orçamento e os esforços estão voltados para agregar mais valor à situação econômica do município. “A Delci Klunk tem uma ação muito ampla dentro de Bom Retiro do Sul e é experiente em desenvolver projetos. Nossa equipe é qualificada, e a professora vem para somar”, destacou Busatto.

A administração trabalha no sentido de incentivar o surgimento de agroindústrias, valorização da mulher agricultora e surgimento de novas culturas. Na piscicultura, é estudada a possibilidade de o município receber um frigorífico específico de peixes. “Temos em torno de 310 produtores que dão retorno ao município, mas há mais de 800 proprietários de áreas de terra, que têm condições de dar retorno a Bom Retiro do Sul”, conclui.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: