Jornal Nova Geração

Opinião

Rodrigo Martini

Schneider “desenterra” rusga de Geisel e Gabriel

Prefeito de Estrela, Elmar Schneider (MDB) concedeu entrevista para a Rádio A Hora na terça-feira, dia 12, e aproveitou o espaço para lembrar a histórica “rusga” entre o ex-presidente da República, Ernesto Geisel – com fortes ligações com a cidade –, e o ex-prefeito estrelense, Gabriel Mallmann. A lembrança da famigerada disputa entre Arena e MDB em tempos de Regime Militar surgiu após Schneider ser questionado sobre a visita de Lula ao Vale do Taquari. Ele garantiu que, mesmo sendo eleitor de Jair Bolsonaro (PL), faria questão de recepcionar o líder do PT em Lajeado. E aproveitou para “cutucar” o saudoso ex-prefeito estrelense. “Quando Geisel veio ao Porto de Estrela, o prefeito não foi recebê-lo”, afirmou, em um tom crítico, dramático e contundente. Para alguns frequentadores da esquina democrática, uma fala aleatória. Para outros, porém, foi mais um melindroso – e ainda mais delicado – ataque ao também ex-prefeito e filho de Gabriel, Carlos Rafael Mallmann, e também aos demais agentes envolvidos direta ou indiretamente a ele.

Quatro secretários e três vereadores?

O Partido Liberal (PL) de Estrela ainda busca confirmar a filiação dos vereadores Luís Fernando Kalsing (ex-PTB) e Humberto Canigia (Republicanos). Se fechar a negociação, e além de ocupar a titularidade nas secretarias da Fazenda, Assistência Social, Agricultura e Administração na cidade, o PL contará com três representantes no Poder Legislativo municipal – hoje a sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro já contava com um vereador, Adriano “Pida” Scheeren. Um número respeitável.

Busatto assumirá a Amvat

Prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto (MDB) já assumiu a cadeira da Amvat na Comissão Tripartite, o grupo responsável pela repactuação do contrato de concessão da BR-386 com a CCR Viasul e a Antt. E logo mais ele assume a posição de presidente da associação dos municípios, já que o atual mandatário, o prefeito de Venâncio Aires Jarbas da Rosa (PDT), precisa abrir mão da função para concorrer à reeleição como chefe do Executivo.

Janela movimentada em Teutônia

Além da filiação dos vereadores Luias Wermann (Cidadania) e Jorge Hagemann (PDT) ao PSD em Teutônia, o vereador Claudiomir de Souza é cotado para trocar o União Brasil (UB) pelo Podemos. Com a mudança, o agente público seguiria na base aliada do prefeito Celso Forneck (PDT). Mas ele afirma que ainda avalia proposta do Republicanos e não descarta ficar no próprio UB. Também estão previstas trocas de partidos por parte de Hélio Brandão (ex-PTB) e Valdir Griebeler (PSDB).

Congresso de Logística ficou para outubro

O 1º Congresso de Logística dos Vales ocorreu em outubro de 2021. O segundo estava previsto para novembro 2023, durante a Multifeira, no Porto de Estrela. Mas, diante da histórica e trágica enchente de setembro, foi protelado para 2024. Inicialmente, a Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log), uma das organizadoras, anunciou a realização para o dia quatro de abril. Entretanto, e diante e outros compromissos do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs), o congresso só será realizado no dia 17 de outubro.

Pavimenta RS e a janela

Ex-prefeito de Estrela e atual Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Rafael Mallmann (MDB) é um dos protagonistas do programa Pavimenta RS, cuja segunda edição foi anunciada nessa quarta-feira. Ao lado do governador Eduardo Leite (PSDB) e outros membros do alto escalão do Palácio Piratini, o ex-gestor estrelense anunciou R$ 251 milhões para 237 municípios gaúchos. Uma janela e tanto para quem deseja concorrer a deputado em 2026.

MDB cresce nos plenários

O MDB cresce nos plenários durante a janela de transferências partidárias. Em Estrela, a sigla já conquistou a vereadora Tiane Cagliari (foto), ex-PV, e deve anunciar em breve a filiação de Douglas Daroit. Em Teutônia, o vereador Valdir Griebeler (PSDB) estuda proposta do diretório emedebista. Mas também não descarta migrar para o Podemos.

CURTAS DA SEMANA

  • Até o início da semana passada, o governo de Estrela já havia arrecadado R$ 2,7 milhões com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
  •  Também em Estrela, o ex-secretário de Agricultura Avalício Wille (MDB) foi nomeado para exercer “Cargo em Comissão de Coordenador, CC-6, da Secretaria Municipal da Agricultura”. O mesmo ocorreu com a ex-secretária da Saúde, Regiane Möllmann.
  •  Secretário de Obras de Estrela, Osmar Müller (MDB) ainda não comfirmou se fica ou se deixa o governo municipal até o dia seis de abril, prazo limite para servidores que desejam concorrer ao Legislativo em outubro. Ele reforça a intenção de sair. Mas tudo passa pela decisão do partido.
  •  A relação de alguns agentes políticos ligados ao PSD com líderes do MDB, do PL e da base governista segue turbulenta. E isso é ainda mais impactante em ano eleitoral, é claro.
  •  O trecho de aproximadamente um quilômetro na estrada de Nova Westfália será o segundo asfalto rural nas localidades de Fazenda Vilanova, e é muito celebrado pela comunidade.
  •  Importante a manutenção do espírito da Páscoa no município de Colinas. É uma marca consolidada de forma orgânica junto à comunidade regional. E é tarefa do gestor não perdê-la.
  •  Ainda sobre a manutenção de eventos consolidados, o mesmo recado vale à administração de Imigrante quando se trata do espetáculo A Paixão de Cristo, e cuja próxima edição ocorre no próximo fim de semana.

Leia mais colunas:

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.