Jornal Nova Geração

Opinião

Rodrigo Martini

Secretária Renata pede exoneração e agita o tabuleiro

O arquivamento do inusitado processo de cassação do vereador Volnei Zancanaro (União Brasil) pode embaralhar e agitar os planos de reeleição do atual prefeito de Estrela. E Elmar Schneider (MDB) sabia disto. O fato é simples de compreender. A decisão unânime dos parlamentares – ou seja, com votos de vereadores do MDB e PL – impactou a imagem da Secretária de Desenvolvimento Social, Renata Cherini (PL), a autora das denúncias contra Zancanaro. É simples, reforço. Ela contava – e tinha motivos para tal – e muito com o apoio dos vereadores da base governista no complexo embate pessoal – e judicial – com Zancanaro, hoje o principal opositor do governo na câmara. Diante do alegado sentimento de traição, Renata Cherini já pediu exoneração do cargo e vai repensar o recém-anunciado apoio da sigla ao atual gestor.

É importante lembrar que Renata é a coordenadora do PL Mulher em Estrela e conta com a plena confiança do presidente estadual do PL, o deputado federal Giovani Cherini, um dos expoentes do partido no país. Diante disso, o partido trata com muito cautela o fato. Secretário da Fazenda de Estrela, Felipe Diehl (PL) afirma que o partido está “ao lado da nossa presidente do PL Mulher”. Mas ele também segue ao lado de Schneider. “Ela pediu demissão, e com as razões dela. Apoio da decisão dela. Mas a decisão de apoio ou não à reeleição é uma decisão da executiva do PL”, afirma ele. Ou seja, a sigla corre o risco de uma ruptura interna. Tudo isso será debatido em um encontro agendado para 14 de março. Até lá, só especulações. E neste universo especulativo a possibilidade – mesmo que remota – de uma chapa própria do PL não assusta os assessores do atual prefeito.

Márcio Mallmann deve assinar com o Podemos

Segundo vereador mais votado de em 2020, Márcio Mallmann (PP) deve assinar filiação no partido Podemos de Estrela, hoje presidido pelo Pastor José Alves. Com fortes ligações comunitárias, o experiente parlamentar deve ser o pré-candidato a vice-prefeito em uma dobradinha com a pré-candidata a prefeita, Carine Schwingel (União Brasil). Nas redes sociais, o Podemos já confirma apoio à ex-primeira dama e ex-secretária de Cultura e da Sedis. Uma aliança que incomoda alguns setores da administração municipal. Não por menos, é cada vez mais recorrente os ataques de membros do governo aos agentes do União Brasil. Em eventos privados, públicos e oficiais.

A posse de Márcia Scherer

Nascida em Arroio do Meio, onde exerceu o cargo de vereadora, a ex-delegada Márcia Scherer (MDB) foi duas vezes candidata a prefeita de Lajeado. Também buscou vagas no congresso e na assembleia legislativa. E recentemente atuava como subsecretária estadual de Direitos Humanos, Inclusão, Igualdade e Fraternidade. Nesta sexta-feira, dia 1º de março, ela assume um novo desafio. Em um evento agendado para o saguão principal da prefeitura de Estrela, às 17h, ela assume a função de Secretária Municipal de Saúde. Márcia será a terceira a assumir tal cargo durante a gestão de Elmar Schneider. Além dela, também passaram por lá Celso Kaplan e Regiane Möllmann.

Hauschild no União Brasil

Em Bom Retiro do Sul, o ex-secretário estadual de Justiça Mauro Hauschild iniciou a composição do União Brasil (UB), com apoio do ex-prefeito de Estrela e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann (UB). Atual prefeito da cidade, Edmílson Busatto (MDB) participou da primeira reunião oficial. Há quem diga que Hauschild vai propor o próprio nome como pré-candidato a prefeito e sucessor de Busatto. Aguardemos!

Agricultura e lúpulo

Ex-secretário de Agricultura de Estrela, Douglas Sulzbach deixou a administração municipal em setembro do ano passado para empreender na propriedade localizada em Novo Paraíso. No próximo dia nove, ele inaugura um gastropub/cervejaria na localidade. E será um evento regado a cerveja artesanal, gastronomia e boa música. Com destaque à banda Sputnik. Aliás, a abertura de mais uma cervejaria precisa servir de provocação aos agentes públicos responsáveis pelo fomento do turismo em âmbito municipal e regional. Afinal, é um produto valioso para angariar turistas.

Curtas da semana:
  • Executiva da Amturvales, Vanessa Spindler será apresentada de forma oficial aos associados no dia seis de março, durante a realização da Assembleia Geral Ordinária da entidade, em Colinas.
  • Até o início da semana, o governo de Estrela ainda custeava o salário de um servidor municipal cedido ao governo estadual, e que atuava como assessor – e por vezes motorista – do Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann (UB). Nesta semana, Elmar Schneider (MDB) revogou a cedência.
  • O governo de Estrela começou um novo movimento no último ano da gestão. É o programa “Governo na Comunidade”. Uma inovação e tanto neste ano eleitoral.
  • Os prefeitos de Bom Retiro do Sul, Edmílson Busatto (MDB), e de Fazenda Vilanova, Amarildo da Silva (PDT), participaram da Assembleia de Verão da Famurs, em Xangril-lá. Por lá, Busatto buscou mais informações sobre a construção de casas populares. E reforçou que o município possui muitas áreas para novas residências. Silva aproveitou para reforçar os contatos e também prestigiou a exposição da empresa BR Bandeiras, com sede no município.
  • A câmara de vereadores de Teutônia recebeu pedidos de cassação contra o prefeito Celso Forneck (PDT) e contra a vereadora Neide Schwartz (PDT). Os pedidos partiram do vereador de Fazenda Vilanova, Léo Mota (PDT). Segundo ele, o governo e a legisladora teriam cometido “infrações político-administrativas” relacionadas ao trato e castração de animais domésticos. A denúncia será arquivada a pedido do jurídico da câmara e é mais um capítulo da relação entre Neide e Motta. Em 2023, o vereador se expressou mal sobre morte de animais e ela decidiu processá-lo.

 

Leia mais colunas:

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.