Jornal Nova Geração

CORONAVÍRUS

Medicamento para tratamento da covid-19 é distribuído gratuitamente pelo SUS

Ele é indicado para pessoas com mais de 65 anos ou imunocomprometidos com mais de 18 anos

Tratamento está indicado para pessoas com mais de 65 anos ou imunocomprometidos com mais de 18 anos (Foto: Julia Prado/MS/Divulgação)

Está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o primeiro medicamento para tratamento a pacientes com quadro leves a moderados da covid-19. Trata-se de uma associação dos antivirais Nirmatrelvir e Ritonavir. Ele está indicado para pessoas com mais de 65 anos ou imunocomprometidos com mais de 18 anos.

O medicamento visa reduzir o risco de internações, complicações e mortes pela covid-19. A definição quanto ao seu uso cabe ao médico, conforme avaliação no momento do atendimento. Para ter acesso ao tratamento, independentemente do status vacinal, o paciente deve se enquadrar nos critérios de idade ou imunossupressão e cumprir todos os pré-requisitos a seguir:

  • Ter covid-19 confirmada por teste rápido de antígeno ou por teste de biologia molecular (RT-PCR)
  • Estar entre o 1º e o 5º dia de sintomas
  • Apresentar quadro clínico leve ou moderado (covid-19 não grave)
  • Não requerer oxigênio suplementar

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) recebeu do Ministério da Saúde 2.445 kits do tratamento (cada um composto por uma caixa com 30 comprimidos, equivalentes a 10 doses). Desde o início de dezembro, quando começou a ser distribuído, já foram prescritos cerca de 150 tratamentos com o medicamento no Estado.

Após a prescrição médica, os pacientes e/ou responsáveis poderão solicitar o tratamento apresentando o formulário e os documentos do paciente na Farmácia de Medicamentos Especiais do seu município.

Diante do quantitativo recebido nessa primeira remessa pelo RS e da necessidade de monitoramento durante essa fase inicial da incorporação do tratamento, a SES adotou duas estratégias de dispensação aos pacientes que se enquadram nos critérios: nas Unidades Sentinelas da Síndrome Gripal (em Canoas, Caxias do Sul, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Maria, Uruguaiana e Pelotas) e via as Farmácias de Medicamentos Especiais dos Municípios.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: