Jornal Nova Geração

BAÚ DE MEMÓRIAS

Médico e Vereador Ito João Snel

Foi um dos fundadores do Estrela F.C. e precursor da indústria têxtil em nosso município, através da firma Lajestre

João Ito Snel foi médico-cirurgião, obstetra, clínico geral, vereador, presidente do Poder Legislativo, e chefe do Poder Executivo em Estrela. Formado pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, sócio fundador da SMAT e UNIMED. Transferiu residência para Arroio da Seca, onde foi diretor técnico e administrativo do Hospital Policlínica. Atendia também pacientes em Estrela.

Foi vereador em Estrela para os seguintes mandatos: 1936 a 1937; 1952 a 1955; 1956 a 1959. Exerceu o cargo de prefeito por 11 meses, substituindo Adão Henrique Fett em 1952.

Foi presidente da Sociedade Evangélica Educacional Estrela, empenhando-se na construção do Colégio Martin Luther. Membro do Rotary Clube de 1949 a 1971, presidindo a instituição entre 1950-1951. Foi um dos fundadores do Estrela F.C. e precursor da indústria têxtil em nosso município, através da firma Lajestre. Nasceu em 1907 e faleceu em 1972 em Estrela.


Vereador e promotor Renato Alves de Oliveira

Renato Alves de Oliveira foi promotor público e vereador em Estrela, eleito pelo PTB, para mandato de 1952 a 1955. Liderou o movimento para que fosse fundado o Círculo Operário Estrelense.

A entidade foi a primeira organização de trabalhadores no município que congregava à época operários de todas as categorias, inclusive comerciantes. Fundado em 12 de março de 1951.

O Sr. João Antônio dos Santos, presidente, recebeu da Prefeitura Municipal de Estrela, através do Prefeito Adão Henrique Fett, um terreno para construção da sede social do Círculo Operário Estrelense, na Rua Dr. Tostes, com escritura lavrada em 11 de março de 1954.


Cirurgião-dentista Ari Hilgemann

O conceituado dentista Ari Hilgemann possuía consultório na Rua Venâncio Aires, 192, Centro de Estrela. Formado em odontologia, foi licenciado para o exercício da profissão pela Secretaria de Estado dos Negócios da Saúde através do Posto de Higiene de Estrela. Nasceu em 28 de novembro de 1936 e faleceu em 1992.


Médico-veterinário Ali Nunes

O doutor Ali Nunes nasceu em Canguçu em 17 de dezembro de 1914. Formado pela Escola Superior de Agronomia e Medicina Veterinária de Belo Horizonte. Seu diploma foi registrado no Departamento Estadual de Saúde através do Posto de Higiene de Estrela. Trabalhava na Inspetoria Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que tinha endereço na Rua Marechal Floriano em nosso município.


A clínica do Dr. Alexandre Frederico Bernardo Snel

O Dr. Alexandre Snel formou-se em 1912 na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, seguindo logo após para Europa, a fim de aperfeiçoar seus conhecimentos. Inaugurou sua clínica em Estrela no dia 15 de julho de 1914. Com os anos, ampliou o espaço físico, chegando a estabelecer um pequeno hospital, na rua Borges de Medeiros, nº 282.

Um profissional extremamente inteligente e preparado, razão pela qual era conceituado em todo Rio Grande do Sul. Realizava cirurgias e exames laboratoriais. Atendia não só em Estrela, mas se deslocava, a cavalo e depois com um automóvel, para atender enfermos na região.

Alexandre Snel havia aprofundado seus conhecimentos em oftalmologia, mas atendia outras áreas da medicina. Nasceu em 1887 vindo a falecer em 30 de maio de 1935.


Enfermeira Emília Julita Fiedler de Roca Sales

A enfermeira obstétrica, Emília Julita Fiedler nasceu em 25 de agosto de 1918. Formada pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre. O Diploma foi registrado no Departamento Estadual de Saúde através do Posto de Higiene de Estrela em 1949. Licenciada para trabalhar no 3º distrito de Roca Sales (hoje município).


Parteira Maria Braun de Glória

A parteira curiosa Maria Braun atuava na comunidade de Glória. Estava devidamente credenciada pelo Serviço Pré-Natal do Posto de Higiene de Estrela. Apresentou atestado de capacidade fornecido em 1947 pelo Dr. Joaquim Lamprecht, médico residente em nossa cidade.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: