Jornal Nova Geração

ESTRELA

Médico estrelense recebe reconhecimento de organização dos EUA

Stefano Busato, 30, está entre os 17 brasileiros reconhecidos com o título de “companheiro” da sociedade americana de ecocardiografia, em congresso nos EUA

Especializado em cardiologia, ecocardiografia, ergometria e medicina interna Busato atua no HE há mais de cinco anos (Foto: Larissa Santos)

“Não traz retorno financeiro, mas vale a pena ter o reconhecimento dos pacientes. Isso me deixa mais feliz do que qualquer outra coisa, é um estímulo.” É assim que o médico Stefano Busato, 30, se sente ao receber o título de Fellow of the American Society of Echocardiography (FASE), concedido pela maior sociedade de ecocardiografia do mundo. Natural de Estrela, ele é um dos 17 brasileiros a conquistar a certificação.

Especializado em cardiologia, ecocardiografia, ergometria e medicina interna, ele atua no Hospital Estrela há mais de cinco anos. Para receber o prêmio, subiu ao palco do Congresso Americano de Ecocardiografia, em Seattle, nos Estados Unidos, em junho, de tênis e jeans. Isso porque até o momento da solenidade, as malas de viagens não tinham chegado.

Segundo Busato, o título era uma das suas metas de vida, porém acreditava ser impossível conquistar. “Olhava as pessoas de renome que tinham essa honraria e pensei que não conseguiria. Planejei essa meta ainda na residência médica. Tracei os passos que deveria fazer e depois de dois anos nesse processo, consegui chegar lá”, afirma.

Critérios

O FASE é concedido após uma ampla análise de formação, currículo e outros critérios como habilitação pelo National Board of Echocardiography dos Estados Unidos, ser considerado ecocardiografista Level III (ecocardiografia avançada), publicações de pesquisa nos Estados Unidos, ter ministrado aulas de ecocardio em congressos, além de participação em comissões, organizações e conselhos de eventos internacionais, ser membro efetivo da sociedade americana de ecocardio há mais de dois anos, e obter cartas de recomendações de autoridades internacionais da área.

Conforme o médico, foi preciso passar por provas difíceis, encaminhar exames, imagens e laudos em inglês e desenvolver um projeto inovador. “Aqui em Estrela trouxemos o eco 3D e de contraste, novidades para a região. A soma de todos esses pontos fez com que eu preenchesse os requisitos”, ressalta.

“Estamos bem servidos”

Busato é o segundo gaúcho a receber a honraria. Para ele, as pessoas tem pré conceito com a medicina do interior. “Temos o melhor aparelho de ecocardiografia do mundo, primeiro do Brasil. Grandes hospitais de Porto Alegre não possuem isso e nem tecnologia 3D. Em Estrela estamos bem servidos”, salienta.

A partir de agora, o médico trabalha para credenciar sua clínica de ecocardiografia na Sociedade Europeia de Cardiologia.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: