Jornal Nova Geração

COLINAS

Melhorias na infraestrutura desafiam Colinas nos próximos dois anos

Em balanço sobre o primeiro biênio do mandato, prefeito exalta construção de espaço para idosos e destaca necessidade de avançar em obras de acessos e asfaltamentos

Além de obras e pavimentação, prefeitura espera continuar trabalhos de referência na saúde e na educação (Foto: Divulgação)

Ao elevar Colinas em posição de destaque nas áreas de Educação e Saúde, o prefeito Sandro Herrmann chega à metade da gestão. Para os próximos dois anos, a prioridade do Executivo é garantir a continuidade de asfaltamento nas localidades do interior e buscar recursos para construção e manutenção de centro de convivência para os idosos.

Cerca de 7% a 9% do orçamento são destinados aos investimentos e infraestrutura. Segundo o prefeito, todos os principais acessos ao município estão pavimentados. A meta para o próximo biênio é concluir o asfaltamento da Linha Westfália, bem como iniciar nas linhas Leopoldina e Santo Antônio.

“Claro que queríamos ter recursos suficientes para pavimentar todo o interior até 2030. Mas fazemos o possível para pavimentar as principais vias para garantir a qualidade de vida para a população do interior e também tornar nossa agricultura competitiva”, explica Herrmann. Dentre os principais itens do plano de governo em saúde, educação, turismo e agricultura, a maioria dos itens estão em desenvolvimento.

Ações humanizadas

Hoje o município possui projetos de cuidado com os idosos, equipes multiprofissionais para atendimento domiciliar e sistema de entrega de remédios de uso contínuo para os idosos. As ações listadas no plano de governos tem por objetivo humanizar a aproximar a comunidade dos programas oferecidos pelo município.

O prefeito também destaca as mais de 200 em cirurgias eletivas, o que representa quase 10% da população. Os procedimentos foram feitos com recursos do município. Além disso, os salários de profissionais da enfermagem, bem como dos agentes comunitários de saúde, foram adequados ao piso nacional.

Além de dar continuidade aos programas já existentes, Herrmann destaca a necessidade de atuar na redução da fila para cirurgias de alta complexidade. Para isto, o chefe do Executivo salienta que segue em tratativas com a Associação do Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa) para viabilizar os procedimentos.

Reconhecimento nacional

O projeto “Colinas Mil Dias para mudar uma vida inteira” se tornou referência em atendimento na infância para outros municípios do país. A iniciativa busca acompanhar a o desenvolvimento da criança desde o momento em que está na barriga da mãe até os dois anos de idade com trabalhos intersetoriais. A convite da Conselho Nacional de Justiça, Colinas é piloto na implementação do plano de ação da agenda federal.

Educação

O ensino no município de Colinas é considerado um dos melhores da região. Atualmente a administração municipal oferece acompanhamento psicológico, fonoaudiológico e psicopedagógico. Atividades artísticas e de meio ambiente são ofertadas no turno inverso. Além disso, o município implantou novo plano de carreira para os professores com salários adequados ao piso nacional.

Segundo Herrmann, o ensino qualificado resulta no reconhecimento de alunos premiados em concursos como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). “São ações que vem sendo cumpridas a longo prazo. Nossa Secretaria de Educação já foi reconhecida e nossos estudantes também já foram premiados em outros concursos”, destaca.

O prefeito aponta para as atividades extracurriculares como forma de manter o estudante interessado pelos estudos. Os alunos da rede municipal têm aulas de teatro, música, canto coral, agroecologia e jardinagem. Uma parceria com a Univates também permite as crianças irem ao campus para praticar atividades esportivas. Para o próximo biênio, a prioridade da gestão é ampliar a Emei Pequeno Mundo. Hoje a fila de espera por vagas está zerada, mas o prefeito afirma a necessidade de manter todas as crianças bem acomodadas. “Sabemos de crianças que logo vão entrar na Educação Infantil, então temos que estar preparados para atender. A construção de mais uma sala atende essa necessidade”, conclui.

Turismo e Cultura

“O sonho da ciclovia lançado em 2017 está finalmente saindo do papel”, afirma o chefe do Executivo. Para ele, além de impulsionar o turismo, o projeto garante qualidade de vida e segurança para a população que pedala ou dirige pela ERS-129 e vai em direção a Imigrante.
Com a ciclovia sendo construída, a administração projeta a construção de um pórtico de entrada e a cobertura da Praça dos Pássaros, palco dos maiores eventos da cidade de Colinas.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: