Jornal Nova Geração

Memorial de Estrela funcionará em prédio histórico

 O Prefeito de Estrela Elmar Schneider visitou na manhã de segunda-feira o prédio histórico do município localizado na Rua 13 de Maio, 398, ao lado da Praça Menna Barreto, no Centro. Ele estava acompanhado da secretária de Cultura, Esportes e Lazer, Carine Schwingel, e do vice-prefeito João Carlos Schäfer. O prédio, erguido em 1905, popularmente conhecido como “Castelinho”, já abrigou a Biblioteca Pública, a Casa de Cultura Doutor Lauro Müller e até o ano passado a Sedesth. Agora será revitalizado para sediar o Memorial de Estrela, como arquivo e museu histórico e espaço para exposições. A realocação dos serviços que funcionavam no local já está em operação e as obras devem iniciar nos próximos dias. A inauguração está agendada para maio, no aniversário do município.

 

Schneider, Schäfer e Carine vistoriaram o espaço na presença de outras autoridades municipais e equipes de trabalho que estão engajadas no projeto, entre eles Airton Engster dos Santos, que será o diretor do Memorial, e o vereador Douglas Daroit. O prédio passará por algumas reformas e adaptações para receber exposições físicas e abrigar o material histórico físico e digitalizado, tanto o que já é de posse da prefeitura como também acervos cedidos por historiadores e colaboradores. Parte pelo próprio diretor do memorial. Conversas preliminares buscam um acerto para que o espaço também abrigue o material que foi doado ao Dr. Werner Schinke ao longo da sua vida.

 

Para o prefeito de Estrela, trata-se de um presente ao município e sua comunidade. “Estamos falando de um resgate de nossa história, a começar pelo uso adequado do prédio, e também um incentivo para que as pessoas possam, de maneira mais direta e acessível, conhecer melhor nossa cultura, história, e assim e continuem colaborando com ela”, atesta Schneider. Carine completa. “Não apenas pelo prédio, que centenário como é merece estar ligado à nossa história, mas pela preservação da memória que vamos oportunizar. Será um incentivo para que outras pessoas, como é o caso da família Schinke, que há muitos anos se dedica à preservação do legado deixado pelos colonizadores da nossa cidade, e também o caso do Airton dos Santos, destinem peças, fotos, arquivos e outros elementos que colaborem com nossa história.” Um comitê formado por gestores do governo e colaboradores do município deverá ser formado para elaborar um calendário de exposições e outras ações para o futuro espaço.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: