Jornal Nova Geração

BAÚ DE MEMÓRIAS

Memorial ganha patrono e personalidades são homenageadas

O Governo de Estrela definiu que o local de cultura e história vai receber um patrono e passa a chamar-se Memorial de Estrela Dr. Werner Schinke

O Memorial de Estrela, que resgata a história do município, foi inaugurado no dia 20 de maio de 2021, data de aniversário dos 145 anos de emancipação do município.  O Governo de Estrela definiu que o local de cultura e história vai receber um patrono e passa a chamar-se Memorial de Estrela Dr. Werner Schinke.

Os espaços tradicionais do Memorial estão voltados ao acervo com documentos, objetos, fotografia, artes visuais, literatura e realização de exposições temáticas e permanentes, além de eventos ligados à cultura.

Cada espaço receberá o nome de uma personalidade ligada à cultura em nosso município, como destacamos na coluna. Na foto: Visita dos irmãos Schinke: Bruno, Ralf e Walter no Memorial.

Sala Nobre Dr. Lauro Reinaldo Müller – “Símbolos de Estrela”

O Dr. Lauro Reinaldo Müller, médico-cirurgião e clínico geral em Estrela. Nascido em 2 de fevereiro de 1912, em Porto Alegre, e faleceu em maio de 1977, em Salvador, na Bahia, foi sepultado em Estrela. Casado com Edith Helka Einloft; pai de Tereza Cristina Müller. Autor do Brasão (1953) e da bandeira (1969) de Estrela

Dr. Lauro Reinaldo Müller foi sócio fundador do Rotary Club de Estrela, e posteriormente também Presidente; foi Presidente da Comissão dos Festejos do Jubileu de Diamante da cidade em 1951; também Presidente da Festa de Maio que marcou os 90 Anos do Município (1966); foi fundador da Sociedade Filatélica Alto Taquari; Sócio Fundador da Sociedade de Medicina do Alto Taquari; Membro do Aeroclube Alto Taquari; Membro do Conselho Estadual de Cultura do Estado; Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, entre outras tantas atividades profissionais, culturais e sociais.

Memorial de Estrela e Dr. Werner Schinke

O médico e escritor Werner Helmut Erich Schinke, faleu aos 96 anos. Especialista em Medicina do Trabalho, de 1957 a 2006 atuou como clínico e cirurgião geral em Estrela, no Vale do Taquari. Pela sua ligação com Estrela, um projeto sugere dar o nome dele ao Memorial. Natural de Novo Hamburgo, Vale do Sinos, Schinke foi um dos primeiros médicos de Estrela, onde atuou por 49 anos, tornando-se uma referência profissional na região. Morreu em Estrela no dia 19 de setembro de 2023.

Um dos sócios fundadores da Unimed Vale do Taquari em 1997, Schinke também foi presidente da Sociedade Ginástica (SOGES) e atuante em questões culturais de Estrela, publicando diversos livros. Em reconhecimento, recebeu o título de Cidadão Estrelense em 1993.

Para realizar o sonho da esposa, a artista plástica Gisela Schinke, 93, o médico organizou o Museu Residência Schinke.Teve milhares de visitas. Casado com Gisela Schinke foram os primeiros moradores do município a serem vacinados contra a Covid-19.  Cofundador do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari – IHGVT (1986) e Membro da ALIVAT (Academia Literária do Vale do Taquari).

Oficina Flávio Jaeger – “Colonização em Estrela”

Flávio Jagger nasceu em Estrela em 30 de novembro de 1926, filho de Waldemar Jaeger e Maria Gabriela Ruschel.  Casado com Ilse Irma Soltmann, tendo os filhos Alberto, Fernando, Ivone e Liane. Morreu no dia 1º de junho de 2022, em Estrela.

Flávio Jaeger testemunhou grandes eventos históricos da cidade, sendo reconhecido por muito tempo como uma das mentes com maior volume de informações históricas registradas. Em Estrela,  atuou primeiramente na Manufatura de Couros Estrelense Ltda. Em 1961, entrou na Polar, onde permaneceu até 1975.

Teve papel relevante como pesquisador da história de Estrela. Colaborou com muitos artigos em livros e jornais. Foi membro associado do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari (IHGVT).

Sala Doutor Gabriel Schlatter “Origens da Medicina em Estrela”

O Dr. Gabriel Schlatter criou em Estrela o primeiro hospital e uma escola de parteiras do Estado, em prédio histórico, construído em 1905.
Ensinava seus conhecimentos com ajuda de um simulacro de pelve feminina, por ele idealizado (que chamava de Phantom), e de um esqueleto importado da França. Ambas as peças se encontram expostas no Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM). Gabriel Schlatter nasceu em Lahnbach, no Tirol Austríaco. Casou em 1899 com Anne Maria Meurer. O casal teve 4 filhos. Faleceu em outubro de 1947.

Galeria Luiz Roque Schwertner – “As Comunicações em Estrela”

Nascido em Estrela, no dia 30 de outubro de 1945. Filho de Aloysio Valentim Schwertner e Annita Senger Schwertner. Foi diretor da Livraria O Paladino; casado com Mariza Feldens Schwertner, professora. Pai de Vinicius, Cristiano e Suzana.

Foi 12º presidente da Associação Comercial e Industrial de Estrela. Bacharel em Ciências Contábeis e Administração, foi presidente do Sindilojas Vale do Taquari. Foi membro associado do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari (IHGVT).

Pesquisador, montou no mezanino de sua loja um memorial com as edições do jornal antigo “O Paladino”. Seu acervo continha ainda fotografias antigas, livros, documentos e peças históricas, que visavam facilitar o atendimento às incontáveis visitas de estudantes e pesquisadores, que buscavam informações em seu precioso acervo. Morreu em 18 de agosto de 2022.

Salão Maria Cecília Dresch “Diversidade Cultural em Estrela”

Maria Cecília Dresch nasceu em Venâncio Aires, residindo em Estrela desde 1949. Casada com Fredolino Schmachtenberg, mãe de Maria Cristina e avó de Ana Luísa Wollmuth.  O segredo para sua alegria: “fé, amor, sorrir e gostar de gente”. Morreu no dia 30 de agosto de 2022, em Estrela. Maria Cecília Dresch, estrelense de coração, era uma mulher à frente de seu tempo. Cuidou da família e foi empresária, proprietária de comércio de tintas e vidros, sempre arrumando tempo para ajudar quem estivesse precisando. Foi a primeira mulher a ter carteira de motorista em Estrela. Muitas vezes, enchia o carro de alimentos e distribuía nas comunidades que necessitavam. Também era voluntária em ações, como oficinas na organização de chás beneficentes e atividades culturais.

 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: