Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Microrregião retoma saldo positivo na criação de empregos

Dados do Caged apontam abertura de 278 postos de trabalho no mês de janeiro. Bom Retiro do Sul fecha período com melhor desempenho, enquanto Fazenda Vilanova apresenta resultado negativo

Setores de indústria e serviços impulsionam novas vagas de emprego. (Foto: Arquivo Nova Geração)

A geração de empregos na microrregião voltou a apresentar desempenho favorável ante aos registros de dezembro. Dados do Cadastros Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam o aumento na criação de postos de trabalho durante o mês de janeiro, com saldo positivo de 278 vagas. O balanço de 2023 foi fechado com resultado negativo.

Os destaques ficaram com Estrela e Fazenda Vilanova, com saldo positivo de 402 e 65 postos de trabalho criados ao longo do ano, respectivamente. Ao todo, a microrregião soma 1.510 admissões e 1.232 desligamentos. Os municípios com piores desempenho foram Teutônia (-480) e Imigrante (-27).

Em contrapartida, Teutônia demonstra aceleração na empregabilidade no início de 2024, junto de Bom Retiro do Sul. Os setores com mais contratação são indústria e comércio. O pior resultado do mês é de Fazenda Vilanova. Os dados do Caged foram divulgados na sexta-feira, 15, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Teutônia se recupera após cinco meses

Após um período de oscilações no mercado de trabalho, Teutônia recuperou o saldo positivo de empregos. Após cinco meses consecutivos de números negativos, o município registrou ganho de 112 vagas no início deste ano. Desde julho de 2023, enfrentava uma sequência de resultados desfavoráveis, que culminou em dezembro com 176 contratações e 442 demissões.

Contudo, em janeiro, o comércio liderou as admissões, com 130 novos contratados e apenas 68 desligamentos. O resultado é um saldo positivo de 62. Além disso, o setor industrial também contribuiu significativamente, pois gerou 321 novas contratações em contrapartida às 274 demissões, com saldo de 47.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Guilherme Engster, os números mostram que a cidade voltou à normalidade. Segundo ele, o destaque no comércio fica por conta das aquisições das unidades do Supermercado Languiru pelo Super Esquinão e pelo Supermercado Passarela. “Hoje retomamos ao patamar em que estávamos até a derrocada da Languiru.”

Em paralelo, Bom Retiro do Sul também apresentou um desempenho notável e reverteu o saldo negativo de 43 postos de trabalho em dezembro para um saldo positivo de 120 em janeiro. A indústria foi o grande motor desse crescimento, com 205 novas contratações frente a 86 demissões, com resultado de 119 vagas.

Preocupação com rotatividade

Mesmo com saldo positivo em 2023 e resultado favorável na arrancada do ano, a rotatividade nas empresas preocupa Estrela. Ao longo do ano passado foram 6.604 admissões ante as 6.202 demissões. Em janeiro, o município somou 614 contratações e 540 desligamentos. O setor que impulsionou o avanço nos números foi o de serviços, com saldo de 47 vagas.

Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Inovação e Sustentabilidade, Daniel da Silva, a média é mantida devido ao ambiente atrativo para instalação de empresas. “Estrela é um grande polo logístico, um bom lugar para empreender. Os números em ascensão demonstram isso. No entanto, percebemos rotatividade nas empresas”, aponta o secretário.

Silva destaca que não basta apenas qualificar os contratados. Em alternativa, as empresas precisam fortalecer as relações interpessoais. Além disso, ele comenta que os resultados devem continuar em ascensão diante da instalação de novas empresas, sobretudo construtoras que avançam nas obras de novos lotes no município.

Na contramão

Nem todas as cidades tiveram um desempenho igualmente favorável. Imigrante e Fazenda Vilanova enfrentam desafios, com números negativos predominantes. Em Imigrante, o setor industrial foi o principal responsável pelo saldo negativo, que no total, na soma com comércio, agropecuária e serviços resultou em 33 demissões e apenas 25 contratações, e gerou um déficit de 11 vagas. O município já havia registrado números desfavoráveis em dezembro, com 18 demissões.

Já em Fazenda Vilanova, apenas o setor da construção civil apresentou um saldo positivo de 2 vagas, enquanto a indústria (-12), agropecuária (-6), comércio (-2) e serviços (0) contribuíram para um saldo negativo de 18, repetindo o desempenho do mês anterior.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: