Jornal Nova Geração

Mobilização para restaurar prédio de 1950

Pastor Rui Schneider explica andamento da construção (Fotos: Carlos Eduardo Schneider)

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) de Imigrante mobiliza a população para restaurar o prédio da extinta Escola 15 de Novembro. Fundado em 1950, o local abrigou grupos de jovens e turmas regulares até a estrutura não suportar mais a ação do tempo. A reforma, que já foi iniciada, custará R$ 100 mil. O acabamento ficará por conta de entidades ligadas à Igreja Luterana, na Alemanha.

A presidente da Comunidade Evangélica de Arroio da Seca, Susane Scheer Birckheuer, está otimista com o movimento. “Estamos ansiosos, esperando para poder voltar para cá, com o grupo de culto infantil e de jovens. Eles, inclusive, estão se envolvendo com a arrecadação de fundos”, conta Susane. Hoje, os grupos se encontram no salão comunitário, onde acontecem outras atividades. “O espaço da escola será perfeito para as atividades deles”, explica.

O que será feito

Uma de pedra na parte lateral foi construída para que o material de construção pudesse subir com segurança. “A reforma da escola contará com apoio de entidades da Alemanha, mas apenas para o acabamento. Enquanto isso, é preciso construir a rampa de acesso, quadra de esportes nos fundos da casa, além do forro, piso, louças sanitárias e pintura”, elenca o pastor da IECLB de Imigrante, Rui Schneider.

Do século passado

A Escola 15 de Novembro surgiu na metade do século passado, sendo particular, com alunos de 1 a 5 séries. Em seguida, acolheu grupos de jovens, culto infantil e grupos da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (Oase). A partir de 1969, o local se transformou no Jardim de Infância Arco-Íris, encerrando as atividades em 1999. 

Com 200 metros quadrados de área construída e mais de mil metros quadrados de terreno, a escola, desde já, é parte do cartão postal de Imigrante. A reforma significará mais do que um espaço útil, mas o resgate da história de uma comunidade.

Formas de doar:

Sicredi

Agência: 0119

Conta Corrente 48211-7

PIX: 51 98682-2461

Além disso, há o Livro Ouro, que circula na cidade. A doação é anotada e os nomes das pessoas serão registrados, quando a reforma estiver finalizada.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: