Jornal Nova Geração

CHEIA EM COLINAS

Moradores contam os prejuízos e fazem corrente de solidariedade

Aposentado tem parte da casa condenada pela ação das chuvas desde a segunda-feira, 4. Vizinhos se ajudam como podem e recebem auxílio de cidades próximas

Foto: Jhon Willian Tedeschi

Em Colinas, uma das áreas mais afetadas foi o entorno da Escola Estadual de Ensino Médio Colinas, na extensão da rua Parobé. Lá mora o aposentado Mário Knobloch. Às vésperas de completar 64 anos, ele conta que viveu sempre naquela região e que nunca viu nada parecido. “A água subiu uns três metros a mais do que a maior enchente que teve”, relata.

Knobloch teve prejuízos materiais, de móveis e eletrodomésticos, e uma parte da casa está condenada. As perdas fazem ele pensar em se mudar do local, a exemplo de outros vizinhos que tiveram as residências completamente destruídas. “Se tiver que investir muito dinheiro para recuperar a casa para morar nela, vou ficar provisoriamente, mas buscarei outro terreno”, afirma.

Junto dele, moram a esposa e a sogra, mas o desejo por maior segurança supera a necessidade de um maior espaço. “Temos que arrumar um lugar para três, nem que seja pequeno, para recomeçar e depois reconstruir. Longe deste valo”, acrescenta, ao se referir ao rio.

O aposentado lamenta as perdas das pessoas que vivem no entorno e calcula que pelo menos sete casas foram levadas pelas águas do Taquari, além de moradores do interior que perderam animais e a produção agrícola. Ainda assim, encontra espaço para uma ação solidária. Ele foi com a família para uma residência próxima e cedeu o local onde morava para o vizinho Edio Schuster.

O espírito colaborativo para a retomada é destacado por Knobloch. Uma equipe da Metalúrgica Hassmann, de Imigrante, esteve no local para auxiliar na limpeza, assim como pessoas de Teutônia. Ele se emociona ao falar sobre o apoio recebido. “Conseguimos sair dessa com muita ajuda. Temos que agradecer que ainda existem humanos nesse mundo”, conclui.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: