Jornal Nova Geração

RISCO IMINENTE

Moradores contratam empresa para avaliar risco de deslizamento em Colinas

Preocupação foi acentuada a partir de enxurrada que deixou rachaduras em área com mais de 22 mil m². Receio dos moradores vem de tragédia ocorrida há duas décadas nas proximidades

Foto: Jhon Willian Tedeschi

A enxurrada de duas semanas atrás ainda causa transtornos à comunidade da Linha Ano Bom Alto. O volume de água ocasionou uma movimentação no solo que deixa um risco iminente de um maior deslizamento. Moradores apontam intervenção em um morro nas proximidades como possível causadora dos impactos no local.

A situação que já tirava o sono do produtor de suínos Irno Meyring, 63, se agravou depois das chuvas do dia 16 de junho. O temor de um grande desmoronamento de terra vem de um trauma de duas décadas. Em outubro de 2000, três pessoas da mesma família morreram a poucos metros dali, na Linha Harmonia, em Teutônia, após um deslizamento.

Uma avaliação prévia foi solicitada por Meyring e outros dois moradores, para verificar se os impactos foram causados por modificações feitas no morro acima ao local afetado. Foi mapeada uma área afetada de 22,8 mil m², onde ficaram concentrados os danos.

Algumas recomendações foram feitas, como a interdição da via para a passagem de veículos, o monitoramento das condições do local, a drenagem do entorno e a elaboração de um programa para recuperar a área degradada. Outra indicação foi para que seja feito um laudo geológico, com sondagens e ensaios de infiltração que caracterizem os riscos de forma detalhada.

Danos em evidência

Meyring aponta que as rachaduras se estendem por cerca de 400 metros, algumas delas com profundidade de 80 centímetros. “Eu moro há 40 anos aqui e nunca tinha visto uma coisa dessas. Nós estamos muito preocupados.” Os danos não se restringem apenas à área de terra. Parte do pavimento na estrada geral da localidade foi danificada e apresenta fissuras.

Próximos passos

O laudo específico foi contratado, de acordo com o produtor, e deve ser concluído nos próximos dias. Por outro lado, equipes do município fizeram intervenções pontuais em locais onde a saída dos moradores estava comprometida.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: