Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Mulheres representam 50,9% da população regional, aponta Censo

Maioria feminina também é uma realidade do país. Entre os fatores, está a maior expectativa de vida das mulheres e a maior mortalidade de jovens do sexo masculino

A pesquisa levou em consideração o sexo biológico, ou seja, aquele que foi atribuído no nascimento da pessoa. (Foto: divulgação)

Pela primeira vez em cinco décadas, as mulheres são maioria nas grandes regiões do Brasil. Os dados são confirmados pelo Censo 2022, que teve informações sobre idade e sexo divulgadas na sexta-feira, 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Vale do Taquari, 50,9% da população é mulher.

A pesquisa levou em consideração o sexo biológico, ou seja, aquele que foi atribuído no nascimento da pessoa. Mas, a partir de janeiro de 2023, o IBGE vai inserir perguntas sobre orientação sexual e identidade de gênero em todas as pesquisas que tenham entrevistas ligadas à pessoa física.

Coordenador técnico no Censo 2022 no estado, Cláudio Franco Sant’Anna destaca que esta é uma realidade percebida no RS e no país. Ele diz que, em 1980, havia 98,7 homens para cada 100 mulheres no Brasil. O número caiu nos últimos anos e chegou ao menor patamar em 2022, com 94,2 homens para cada 100 mulheres. Sant’Anna reforça que, no RS em 2000, o índice era de 96,2, em 2010, de 94,8, e em 2022, de 93,4.

O principal indicador usado pelo IBGE nessa categoria censitária é chamado “razão de sexo”, que leva em consideração o número de homens em relação ao de mulheres. Se o número for menor do que 100, há mais mulheres. Se for maior do que 100, há mais homens.

Na região

Dos 38 municípios do Vale do Taquari, 20 possuem mais mulheres do que homens. No total, são 182.646 homens e 189.733 mulheres na região. Neste contexto, Canudos do Vale é a cidade com maior diferença proporcional no número de homens em relação às mulheres. Dos moradores da cidade, 857 são do sexo masculino e 799 do feminino.

Já Muçum é o município com a menor diferença, ou seja, com o maior número de mulheres (2.211) em relação aos homens (2.390). O índice é de 92,51. No geral, cidades menores contabilizaram mais homens e as maiores cidades da região, mais mulheres. Lajeado é o segundo da lista de municípios com mais moradoras em relação aos moradores. Os dados são de 45.147 homens e 48.499 mulheres.

Maior expectativa de vida feminina

Entre os motivos que explicam esta mudança ao longo dos anos, está a maior expectativa de vida feminina e a maior mortalidade de jovens do sexo masculino. Doutora em Desenvolvimento Regional e professora universitária, Cíntia Agostini destaca que os dados do Censo 2022 não indicam menos nascimentos de homens do que mulheres. Os índices de natalidade são semelhantes, mas existem outros fatores que interferem ao longo da vida.

“A questão é que os homens, em média, falecem antes. As mulheres se cuidam mais, têm uma condição de saudabilidade, vão mais ao médico, fazem mais exercícios e, em regra geral, os homens se cuidam menos”, reforça.

Além disso, Cíntia ainda afirma que os homens, historicamente, também desenvolviam serviços mais pesados, e que esses fatores contribuem para que as mulheres vivam mais. “Em média, a gente tem sim, das pessoas mais velhas, mais mulheres vivendo mais tempo do que homens”, reforça.

TOTAL

Vale do Taquari
Homens: 182. 646
Mulheres: 189.733

Maiores diferenças na proporção

CIDADE COM MAIS MULHERES

Muçum
Homens: 2.211
Mulheres: 2.390

CIDADE COM MAIS HOMENS

Canudos do Vale
Homens: 857
Mulheres: 799

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: