Jornal Nova Geração

VACINAÇÃO

Multifeira é o primeiro evento da região com passaporte vacinal

Secretaria da Saúde conta com o apoio e a conscientização da comunidade durante os dias de feira, e alerta para as dificuldades impostas pelo decreto estadual

Passaporte vacinal é obrigatório. Estrela se organiza para as exigências. Foto: Larissa Santos

Todo o território gaúcho deve cumprir, a partir de agora, as exigências do Governo do Estado quanto à obrigatoriedade do passaporte vacinal ao acessar atividades classificadas como de alto risco no contexto da pandemia. A partir da próxima semana, Estrela deve receber cerca de 50 mil pessoas durante a programação da 7ª Multifeira, que ocorre nos dias 29, 30 e 31 de outubro, e 5, 6 e 7 de novembro. Este é o primeiro evento da região em que será cumprido o novo decreto.

Conforme o secretário de Saúde, Celso Kaplan, a Estrela Multifeira já foi planejada e organizada de acordo com protocolos de cuidados alinhados com o Estado. O decreto deve ser respeitado e, para tanto, a comissão do evento fará cumprir as normas de fiscalização para quem acessar o Porto de Estrela, local em que ocorre a programação.

“A feira está bem preparada. Os expositores devem ser vacinados e testados e os visitantes deverão apresentar o passaporte vacinal. Importante que quem vier esteja consciente da necessidade de estar com o documento em dia”, ressalta.

“É muito difícil cumprir 100%”

Para o secretário, a imposição do governo estadual em decretar a obrigatoriedade do passaporte vacinal, sem consultar as coordenadorias regionais, não agradou os municípios do Vale do Taquari. “Não levou em consideração a imunização, uma vez que temos uma cobertura vacinal positiva na região”, afirma.

Segundo Kaplan, será “muito difícil cumprir 100% a verificação do documento em todos os eventos”, já que não se tem quadro de pessoal disponível para fiscalizar. “O que vale é a consciência da pessoa, em ter as vacinas em dia e o certificado regularizado. É importante a carteirinha como um documento, mas não precisa ser uma obrigação”, salienta.

Em Estrela já foram vacinados cerca de 95% do público-alvo com a primeira dose e 75% com a segunda. Atualmente, não há internação de moradores na Unidade de Tratamento Intensivo.

Estrela Multifeira é lançada na Capital

A 7ª Estrela Multifeira foi divulgada em âmbito estadual nesta quarta-feira, 20, em cerimônia na Assembleia Legislativa e visita ao Palácio Piratini, em Porto Alegre. Diversas autoridades regionais e estaduais acompanharam a solenidade, entre elas o presidente do Parlamento Gaúcho, deputado Gabriel Souza (MDB), e o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini. A comitiva do evento também convidou, presencialmente, o governador Eduardo Leite (PSDB), e o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, a prestigiarem a Multifeira.

Passaporte

O documento deve ser apresentado em competições esportivas, eventos infantis, sociais e de entretenimento, feiras, exposições e congressos, entre outros. A comprovação pode ocorrer por meio do Comprovante de Vacinação Oficial, emitido pelo aplicativo Conecte SUS, ou pela caderneta ou cartão de vacinação, emitido pela secretaria municipal de Saúde do município em que reside.
O download do app está disponível para Android e iOS. Ao entrar na plataforma é preciso inserir número de CPF e senha.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: