Jornal Nova Geração

OPINIÃO E BASTIDORES

Municipalização da Barragem?

O governo de Bom Retiro do Sul estuda a possibilidade de solicitar, entre outras demandas, uma espécie de “municipalização” da barragem do Rio Taquari. Sob a responsabilidade do Dnit, a eclusa tem um valor histórico, cultural, turístico e econômico crucial para a cidade-sede. E todas as alterações ou eventuais investimentos por parte do poder público municipal dependem do aval do departamento da União. Em entrevista para a Rádio A Hora, nesta semana, o prefeito Edmilson Busatto comentou a possibilidade de reivindicar um movimento semelhante ao processo de incorporação do Porto de Estrela, que recentemente foi concedido pelo governo federal à municipalidade. É um desejo incipiente, que tende a gerar muito mais responsabilidades ao município. Mas é uma ideia interessante.

Ciclistas questionam a ciclovia

A construção da aguardada ciclovia intermunicipal entre Estrela, Colinas e Imigrante passa a ser duramente questionada pelos principais interessados: os ciclistas. Em grupos de Whatsapp ou mesmo em comentários nas mais diversas redes sociais, os usuários mais frequentes do belíssimo trecho da ERS-129 criticam os primeiros movimentos já apresentados, especialmente no trajeto de Imigrante, próximo à localidade de Daltro Filho. Os adeptos mais experientes do cicloturismo questionam as dimensões e o material utilizado para a nova pista. Eles querem mais espaço, conforto e segurança. E o melhor. Os apontamentos são realizados muito antes da conclusão deste importante empreendimento. Então, prefeitos, ainda há tempo para reajustar eventuais equívocos.

Descanso para todos

Prefeito de Estrela, Elmar Schneider vai descansar e, por consequência, alguns assessores vão descansar um pouco por tabela. Eu explico. O gestor estrelense entrou em férias nesta semana e passou o cargo ao vice-prefeito, João Schäffer. E conforme palavras dos próprios assessores e secretários, Schneider costuma acordar cedo para encaminhar as primeiras demandas. E quando eu falo cedo, eu me refiro a horários bem menos habituais para a imensa maioria dos trabalhadores. Ou seja, com as férias do chefe, a tendência é de um sono mais prolongado aos comandados.

“Pinho” quer diálogo

Novo presidente da câmara de vereadores de Estrela, Felipe Schossler (PTB), o popular “Pinho”, participou do programa Frente e Verso nesta semana e falou, entre histórias de família e aventuras futebolísticas do – também – auxiliar de arbitragem, dos projetos e propósitos para o ano de 2023. O vereador garante que vai prezar pelo diálogo. “É melhor ouvir antes de tomar decisões, porque nosso trabalho envolve todo mundo.” O parlamentar garante estar preparado para conduzir a Casa Legislativa. Aliás, essa é a segunda oportunidade dele à frente do Legislativo. E, entre os prováveis debates para os próximos meses, o mais acalorado deve ser a proposta de cobrança do estacionamento rotativo. Desde que o Executivo encaminhe o projeto, claro.

Curtas da semana: 

• A cidade de Colinas vai sediar um evento de Veloterra Noturno nos dias 17 e 18 de março, no Parque de Rodeios. O evento foi lembrado pelo vereador Darlan Messer (PP), na sessão passada.

• Ainda sobre a câmara de Colinas, o primeiro projeto de “Decreto Legislativo” do ano “dispõe sobre a concessão de diárias e indenização de despesas de locomoção a vereadores e servidores”. A proposta é reajustar os valores, defasados desde 2014, com base nos valores do Executivo.

• Os prefeitos de Colinas, Sandro Hermann, de Estrela, Elmar Schneider, de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto, e de Fazenda Vilanova, Amarildo da Silva, trabalham de forma conjunta para garantir segurança e dignidade para menores de idade em situação de vulnerabilidade social. Eles encabeçam o projeto regional da Pousada da Criança, que será construída em Estrela. Um exemplo ao país.

• Em Fazenda Vilanova, a primeira sessão da câmara de vereadores do ano ocorreu nessa segunda-feira. E o plenário, agora presidido por João Fernandes (PP), contou com a ilustre presença do prefeito, Amarildo da Silva. Um gesto inteligente do atual chefe do Executivo.

• Na quinta-feira passada, a Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat), formada por 37 agentes públivos, se reuniu para nova eleição. E a secretária de Educação de Estrela, Elisângela Mendes, segue à frente da entidade para o biênio 2023/2024. Ela também responde pela coordenação regional junto à Amvat.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: