Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Município apresenta projeto para uso da Barragem Eclusa

Executivo entregou projeto ao órgão federal e solicitou o direito de utilizar as dependências do parque para visitações e organizar eventos de grande porte

O acesso à Barragem Eclusa segue regulamentado devido às condições de segurança impostas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O espaço é o principal ponto turístico do município. Após o acidente na barragem de Brumadinho, foi aprovada lei que visa proteger esse tipo de estrutura.

Em busca de solucionar esse entrave, o Executivo entregou projeto ao órgão federal e solicitou o direito de utilizar as dependências do parque para visitações e organizar eventos de grande porte. No documento, contextos histórico, turístico e econômico reforçam a importância do espaço para o município, além de um detalhamento de como o lugar será utilizado.

O prefeito Edmilson Busatto destaca que o Executivo se coloca à disposição para fazer investimentos que contribuam com a segurança do local. “Eles não querem que as pessoas cheguem perto da água, então propomos a colocação de uma grade, que valerá também para os eventos e será removível devido às enchentes. Concordamos que tem que haver mais segurança”, destaca o prefeito.

O gestor relata que duas diretoras do Dnit visitaram a Barragem para apontar quais mudanças seriam necessárias. Hoje, algumas correntes impede os visitantes de chegarem perto do rio, além de ser necessário a presença de um servidor municipal no horário permitido para visitas.

A equipe técnica da autarquia adiantou que haverá restrições à algumas sugestões feitas por parte da administração municipal. Entretanto, o documento oficial ainda não foi enviado pela diretoria do Dnit e o prefeito aguarda o as considerações para se manifestar a respeito.

Programação mantida

A Barragem Eclusa é palco de diversos eventos culturais em Bom Retiro do Sul. Entre eles, o Natal nas águas. A programação do evento, que segue sem local definido, é uma preocupação para a prefeitura.

Entretanto, Busatto afirma que segue em tratativas com Dnit para que o show ocorra no parque. “O Natal nas Águas será realizado, com certeza. Não sabemos se lá ainda, mas acredito que sim. O show está contratado e continuaremos trabalhando para que seja na Barragem”, destaca.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: