Jornal Nova Geração

Município assume Gestão Plena Hospitalar

Paulo Ricardo Marmitt e Samira Saleh Diab (Foto: Fernando Dias/divulgação)

Desde quinta-feira, dia 1º de julho, o município de Bom Retiro do Sul assumiu a Gestão Plena Hospitalar, a partir de contrato construído pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do titular da pasta, Paulo Ricardo Marmitt, e da coordenadora de Programas da Saúde, Samira Muhammad Saleh Diab. Posteriormente, a finalização do processo envolveu representantes da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e do Hospital de Caridade Sant’Ana.

Conforme Marmitt, de forma prática, com a Gestão Hospitalar os recursos federais para a saúde percorrerão um novo caminho. “Neste processo, deixa de existir a figura do Estado como intermediador. O recurso financeiro do governo federal passa a vir direto para o município”, exemplificou.

Mais recursos e serviços 

O secretário acrescenta que, a partir de agora, o município terá autonomia para o uso dos recursos nos atendimentos de média e alta complexidade, bem como nos atendimentos ambulatoriais, não ficando atrelado exclusivamente à casa de saúde. “Outra vantagem com a Gestão Plena é o aumento no teto para captação de recursos, passando dos atuais R$ 78 mil para até R$ 800 mil por ano. Com essa nova possibilidade, poderemos ampliar e até ofertar mais serviços em saúde para a população”, ressalta Marmitt.

Transparência

A Gestão Plena Hospitalar implicará na disponibilização de um profissional médico autorizador dos procedimentos, bem como de um médico auditor, que fará a análise dos relatórios relativos aos serviços prestados. “Caberá ao contratado apresentar trimestralmente os indicadores qualitativos e quantitativos atingidos de acordo com o plano operativo para a comissão de acompanhamento do contrato. O processo será mais rigoroso, com maior segurança e transparência”, antecipa o secretário.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: