Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Município cria coordenação de igualdade racial

Projeto de lei está em análise da câmara de vereadores. Proposta segue orientações do Sistema Nacional de Igualdade Racial

Foto: Divulgação

O projeto que institui a criação da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (CMPPIR) foi elaborado pelo Executivo e tem o objetivo de promover programas de ações afirmativas com prioridade para a população negra. A proposta vai ao encontro das diretrizes propostas pelo Sistema Nacional de Igualdade Racial.

A responsável pela construção do projeto, Lene Petry, destaca a necessidade de trabalhar as políticas públicas para que as ações dos programas sejam executadas. De acordo com a matéria, estão previstos serviços sociais de educação, saúde, recreação, esportes, cultura, lazer, profissionalização e outras atividades que assegurem a inserção socioeconômica da população.

“Após, vamos criar o plano municipal de igualdade racial e queremos que essa coordenação ultrapasse outras gestões e esteja sempre em evidência”, comenta Lene. Ela explica que metade da coordenação deve ser formada pela comunidade e a outra metade por funcionários da administração.

Desta forma, essas pessoas serão as responsáveis por estarem em contato com a população e pautar as demandas. O secretário da Fazenda e também responsável pela elaboração do projeto, Rodrigo Rodrigues ressalta que incluir a comunidade nas discussões é primordial para definir as necessidades e prioridades para a população negra. “Por meio destas conversas, podemos oferecer cursos, atividades e buscar investimentos, tanto do governo federal, quanto do município”, afirma.

Proposta de mudanças

O projeto de lei que propõe a criação da coordenadoria está há quase duas semanas em análise. Segundo o vereador João Pedro Pazuch (PSB), o pedido de vistas à matéria foi solicitado para que seja especificado a designação de um responsável pela coordenação.

De acordo com o texto, a pasta incumbida pelas atividades é a Secretaria da Fazenda. O parlamentar destaca que o tema igualdade racial deve ser ligado à Secretaria de Educação e Cultura (Smec). “Não tem como criar algo de tamanha importância sem designar um responsável. Precisa criar um cargo para que realmente seja colocado em prática o que consta no projeto”, argumenta.

O secretário destaca que a proposta foi estruturada desta forma para evitar a criação de cargos e oneração da folha de pagamento.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: