Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Município desenvolve programa voltado à piscicultura

Produtores recebem capacitação e subsídios para construir viveiros para o cultivo de peixes

Encontro teve a participação de cerca de dez produtores de peixes do município (Foto: Divulgação)

Para incentivar o crescimento da atividade na cidade, a administração lançou o Programa Municipal de Piscicultura. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está à frente da iniciativa, junto a Emater. Os produtores receberão subsídios para o cultivo de peixes, além de manter uma organização para melhorias nas propriedades.

O grupo organizado também poderá tomar decisões como compra de insumos e venda conjunta da produção, para facilitar e valorizar o pescado do município. Há a intenção de desenvolver a cadeia por completo, desde a produção de alevinos até o abate inspecionado.

A piscicultura desempenha um papel importante na produção de alimentos e fornece uma fonte sustentável de proteína animal, além de fomentar a economia do município, com geração de renda e emprego para muitas famílias.

O extensionista da Emater de Bom Retiro do Sul, Diego de Oliveira, explica que muitos produtores mantêm a piscicultura como uma atividade secundária na propriedade. No entanto, ele percebe um movimento para priorização do cultivo no município.

“Os produtores acabam não tendo todo o conhecimento necessário para desenvolver a piscicultura, e vamos estar ao lado deles para prestar esse auxílio técnico”, diz. Podem participar do programa quem já possui viveiros de peixes, além de pessoas interessadas em construir estruturas para criação.

O município promove de forma regular a Feira do Peixe, como forma de incentivar a comercialização do pescado produzido em Bom Retiro do Sul. As atividades ocorrem de forma descentralizada, em localidades do interior e no centro da cidade.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: