Jornal Nova Geração

IMIGRANTE

Município oferece equoterapia para tratamento de autismo

Aulas ocorrem sempre às quartas-feiras na cidade de Encantado

A equoterapia é um método terapêutico que proporciona momentos de relaxamento. (Foto: divulgação)

O município de Imigrante, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, oferece a equoterapia para crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista, no município de Encantado. A parceria ocorre por meio da administração municipal, com o pagamento das terapias e transporte dos pacientes, bem como acompanhantes ao Centro de Equoterapia Braço Forte. As aulas ocorrem nas manhãs de quarta-feira.

O grupo é acompanhado por uma equipe multidisciplinar, formada pela neuropsicopedagoga, especialista em intervenção ABA e equoterapeuta Ilca Truccolo, o fisioterapeuta Gabriel Capitani e pelo equitador Rafael Truccolo.

A ação faz parte do Programa Teacolhe, do governo estadual, que exige a elaboração, por parte dos municípios, de políticas públicas para assegurar os direitos dos autistas. Entre as ações já feitas pelo Executivo estão conversas e palestras com todos os familiares e a formação de profissionais de saúde e de educação para atendimento de pacientes e alunos com TEA.

A equoterapia é um método que utiliza o cavalo e proporciona momentos de relaxamento e interação. Como tratamento, é indicado às pessoas com Transtorno Autista porque melhora o equilíbrio e a postura, desenvolve a coordenação de movimentos entre tronco e membros, promove a estimulação da sensibilidade tátil, visual, auditiva e olfativa e melhora coordenação motora.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: