Jornal Nova Geração

COLINAS

Município prepara a Escolha da Menina-Flor e do Jardineiro-Encantado

Evento ocorre no domingo, 24, no Centro Comunitário. Após o concurso, haverá Café Colonial em comemoração aos 32 anos do Centro Cultural Morgenstern

Última edição ocorreu em 2019 e reuniu 21 candidatos entre meninas e meninos (Foto: Divulgação)

O Centro Comunitário será palco, no domingo, 24, da Escolha da Menina-Flor e do Jardineiro-Encantado. O concurso, destinado para crianças de 6 a 9 anos, é promovido pelo Centro Cultural Morgenstern, em parceria com a administração municipal. Além de representar a entidade até julho de 2023, os vencedores recebem premiação. Após a escolha, será servido o Café Colonial do Morgen.

Os participantes serão submetidos a um processo de avaliação, no qual são atribuídos critérios de simpatia, comunicação e desenvoltura, e desfile. Os que tiverem as maiores torcidas, avaliadas pela quantidade de cartões de almoço vendidas por cada candidato, receberão um ponto extra de bonificação, somados a pontuação total. Em caso de empate, a regra de desempate será a melhor nota no quesito simpatia.

Conforme o presidente da entidade, César Luiz Buth, o concurso é de grande importância para a comunidade, pois Colinas é considerada a Cidade-Jardim do Rio Grande do Sul. “A Menina-Flor e o Jardineiro-Encantado são os guardiões dos jardins do município, de forma que a Lenda da Menina-Flor ganha vida com o concurso”, ressalta.

Sobre a lenda

A lenda municipal conta que em um pequeno reino vivia uma menina que contagiava todas as pessoas. No local, porém, viviam pessoas más decididas a acabar com a alegria e a descontração do reino. Para isso, aprisionaram a garota em um grande tonel vissível aos olhos de todos.

O povo sentiu falta da alegria contagiante da menina e resolveram pedir auxílio da natureza, dos elementos terra, água, ar e fogo para libertarem. Depois, ela foi levada para um salão, todo enfeitado, onde era esperada por muitas pessoas. Acompanhada de borboletas, a garota entrou no local cheio de flores.

Com isso, todos se comprometeram em não deixar de valorizar a natureza, demonstrando isso através do cuidado com os jardins de suas casas. A cada ano, durante a realização do Blumentanzfest, a Menina-Flor virá para escolher os mais belos e floridos jardins do reino que irá se transformar na Cidade-Jardim, um exemplo de cuidado e zelo pela natureza.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: