Jornal Nova Geração

TEUTÔNIA

Município recebe recursos para recuperação de ponte

Estrutura sobre o Arroio Boa Vista foi afetada pela enxurrada do dia 16 de junho. Reforma deve iniciar nas próximas semanas

Chuvas de junho causaram dano a pontes e deslizamentos (Foto: Divulgação)

O governo federal liberou 114 mil reais para que sejam feitos reparos na ponte sobre o Arroio Boa Vista, em Teutônia. As verbas, que foram pleiteadas à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, também devem ser usadas para melhorar as condições na travessia sobre o Arroio Posses.

Os dois locais estão entre os mais afetados na enchente de 16 de junho. Na ocasião, a prefeitura decretou estado de emergência por conta dos danos causados pelas chuvas. A enxurrada, decorrente de um ciclone extratropical, causou diversos danos de infraestrutura e desalojou mais de 50 famílias.

Após a liberação do recurso, os próximos passos devem ser o de fazer orçamentos e lançar uma licitação para as obras. O governo municipal tem prazo de 180 dias para fazer os consertos e prestar contas ao governo federal. “Caso os valores ultrapassem os 114 mil reais, o município entrará com um valor de contrapartida”, aponta o secretário de Planejamento e Infraestrutura Urbana de Teutônia, Pablo Chrestani.

O prefeito, Celso Forneck, exaltou a agilidade das equipes da prefeitura para possibilitar a liberação de recursos. Em um vídeo publicado em uma rede social, Forneck disse que espera investimentos na região aplicados em tempo recorde. “Dessa forma, esperamos sanar as demandas que a população tem por conta dessa enchente”, afirma.

Prejuízos no interior

Nos dias seguintes à enchente de 16 de junho, vários outros pontos de localidades do interior de Teutônia também foram afetados. As semanas seguintes de trabalho para as equipes da prefeitura tiveram o foco em permitir a circulação de pessoas em diversas comunidades.

Houve desmoronamento e interrupção na estrada da Linha Gamela; prejuízos na ponte sobre o Arroio Boa Vista, na Linha Wink; deslizamento e interrupção na estrada de Linha Harmonia Fundos e Linha Herval, além da destruição total de uma pequena ponte de madeira sobre o Arroio Boa Vista, na Localidade conhecida com Transamazônica.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: