Jornal Nova Geração

ESTRELA

Município reforça atendimento com mais cinco médicos

Junto ao pronto atendimento do P.A.+ serão dois médicos e um reserva e outros dois emergencistas para atuarem no Hospital Estrela

O Governo de Estrela ampliou a contratação de médicos para reforçar o atendimento à população. A maior demanda por consultas, causada especialmente pelos numerosos casos de Dengue e Gripe A, têm elevado a busca por atendimento nos postos e unidades de emergência.

O titular da Saúde, Celso Kaplan, afirma que o volume de atendimentos nas unidades de urgência e emergência do município cresceram consideravelmente durante o mês de abril. Para reduzir o tempo de espera em ambas emergências, a Secretaria Municipal de Saúde de Estrela contratou mais cinco médicos para reforçar o quadro de profissionais na linha de frente.

Segundo ele, dois fatores contribuem diretamente para este aumento. “O primeiro deles diz respeito a epidemia de Dengue que o Rio Grande do Sul vive. Não é apenas Estrela, é toda a região. Houve um aumento nos casos de contaminação, e isso superlota as emergências, por conta dos sintomas da Dengue”, avalia.

Conforme Kaplan, no atendimento do P.A.+, a média de consultas por dia, durante o mês de abril, ficou na faixa de 200, fechando até a última terça-feira, 26, um total de 4,7 mil atendimentos. “Na emergência do Hospital Estrela foram outras 2 mil consultas. Boa parte destes pacientes têm sintomas da Gripe A. Estamos combatendo três doenças que têm sintomas muito fortes: Dengue, Gripe A e Covid-19, que ainda apresentam registros”, aponta o secretário.

 

Reforço na emergência do HE

Além da contratação dos três médicos para o P.A.+, o Governo de Estrela autorizou a contratação de mais dois médicos emergencistas, para atuação junto ao setor de Pronto-Socorro do Hospital Estrela (HE). “Esta medida vai ajudar a aliviar a fila de espera na casa de saúde. No entanto, é preciso destacar que apenas 6% dos atendimentos realizados no Hospital são classificados como urgência e emergência”, destaca o secretário.

Para custear os serviços contratualizados junto ao Hospital Estrela, mensalmente, o governo de Estrela repassa R$ 1,7 milhão. A soma anual destes recursos, ultrapassa os R$ 20,9 milhões destinados para o atendimento na casa de saúde, para o custeio do Sistema Único de Saúde (SUS), de todo o hospital. Neste valor estão inclusos os recursos Federais, Estaduais e Municipais, pois Estrela detém a gestão plena em Saúde.

 

Porta de entrada

O secretário Celso Kaplan explica que a população só deve procurar o Pronto-Socorro do HE quando o atendimento não pode ser realizado na rede de postos de saúde, ou no P.A.+. Segundo ele, o Pronto-Atendimento funciona 24 horas, todos os dias da semana, e deve ser a alternativa quando a situação não é de gravidade.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: