Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Município regulariza cerca de 70 lotes

Mais 45 unidades habitacionais também foram entregues. Projeto de urbanização está 76% concluído

Após 20 anos, Iara recebeu o documento de posse da casa (Foto: Karine Pinheiro)

Os moradores do bairro São Francisco assinaram o termo de legitimação de posse dos terrenos, em cerimônia ocorrida na noite de 23 de junho, na câmara de vereadores. Cerca de 70 famílias receberam o documento e mais 45 unidades habitacionais foram entregues. As obras e a regularização fundiária fazem parte do projeto de urbanização do bairro, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

O projeto deve ser finalizado até o fim da gestão atual. Mais três lotes, com cerca de 230 residências, serão regularizados e entregues às famílias. De acordo com a secretária de Habitação e Assistência Social, Danielle Guimarães Nascimento, as obras na localidade trouxeram qualidade de vida aos moradores. “Depois de 11 anos de projeto, esses moradores têm a escritura do terreno. Tudo gratuito e feito com recursos do PAC”, destaca.

Segundo ela, as pessoas moram ali há muitos anos. Embora não tivessem documentos que comprovassem a posse dos terrenos, agora eles têm essa garantia. As construções de quadras esportivas, pistas, centro de alegorias, centro comunitário e praça São Francisco estão em andamento. Estão previstas também etapas de reformas habitacionais.

Moradora do local há quase 20 anos, Iara Terezinha Martins, 64, relata que quando se mudou para o local, construiu uma casa de madeira. Há cerca de 4 anos, teve sua casa de alvenaria erguida com recursos do projeto. Durante a cerimônia, recebeu o documento com a casa em seu nome. “Isso significa muito pra mim. Me emocionei porque finalmente o terreno é meu e foi tudo gratuito”, destaca.

Ela acompanhou de perto a urbanização do bairro e destaca as melhorias que foram feitas. “Antes aqui era tudo de chão batido, ficava tudo embarrado e difícil de circular quando chovia. Agora melhorou, está tudo asfaltado”, comenta.

O valor total do convênio do PAC gira em torno de R$ 8 milhões e cerca de 76% do projeto está concluído. Desde 2011, foram entregues pavimentação e drenagem de ruas, construção de 90 unidades habitacionais, além dos processos de regularizações fundiárias.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: