Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Município zera fila por vagas na Educação Infantil

Cerca de 700 alunos estão matriculados em cinco escolas.Para alcançar esse resultado, Executivo investiu na criação de um anexo

O município possui salas vazias que aguardam o aumento da demanda para serem liberadas (Foto: Larissa Santos)

Desde março de 2021, a Secretaria de Educação e Cultura (Smec) mantém zerada a lista de espera nas escolas de Educação Infantil. O município possui, inclusive, salas vazias que aguardam o aumento da demanda para ocupação. Esse número positivo foi possível pela criação de um anexo à Creche Vó Marica, que possibilitou abertura de novas vagas. Hoje, 712 crianças estão matriculadas em cinco escolas.

Conforme a secretária de Educação e Cultura, Josi Görden, foram feitas adequações para atender os alunos e isso deve se manter com novos projetos. “Queremos trazer o anexo para o pátio da creche Vó Marica e assim poder ampliar a escola com cinco salas, até o início do próximo ano letivo. Vamos reformar os educandários e implantar energia fotovoltaica, pois não adianta falarmos sobre sustentabilidade e não fazermos nada em relação a isso”, afirma.

Processo prático

Para ser aceita na Educação Infantil é necessário a criança ter no mínimo 4 meses. Em 2017, a Smec implantou a lista única de espera, pois antes cada escola tinha a sua. “Está no site e a população pode consultar. Para se inscrever é preciso os pais estarem munidos com a certidão de nascimento do bebê. No momento, é consultada a escola de preferência da família e, na medida do possível, a criança será direcionada”, explica Josi.

A calçadista Shana Tainá da Silva, 35, é mãe do Anthony Miguel da Silva Leopoldo, de 6 meses. Segundo ela, o processo de inscrição na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Criança Feliz, iniciou logo após o nascimento do pequeno. “Foi tudo muito prático. Preenchi uma ficha e quando ele completou 4 meses, na mesma semana, já fui chamada. Eu confio muito nos profissionais da creche, são pessoas atenciosas, não só com o meu filho, mas com os demais também”, salienta.

Atividade durante as férias

Neste ano, todas as escolas desde o berçário até o 9º ano do Ensino Fundamental vão fechar durante o recesso escolar. Durante os dias 25 a 29, haverá programação para todos os servidores da Educação. Entre os temas abordados: questões de primeiros socorros, vigilância sanitária, diálogos multiculturais e atribuições de cada função. Enquanto isso, os educandários vão ser desinsetizados e as caixas d’água limpas.

Estrela

Em Estrela, 165 estão na lista de espera para o berçário. Hoje, o município atende 1,6 mil crianças em 13 Emeis. A secretária de Educação, Elisângela Mendes, esclarece que, com a construção de uma nova escola no Bairro Boa União, o déficit de vagas vai diminuir e pode até zerar. “São 188 crianças que vão ser atendidas em turno de integral”, ressalta.

Filas

Bom Retiro do Sul
Escolas: 5 (mais uma anexa)
Alunos: 712
Fila de espera: zero

Colinas
Escolas: 1
Alunos: 114
Fila de espera: zero

Imigrante
Escolas: 2
Alunos: 90
Fila de espera: zero

Estrela
Escolas: 13
Alunos: 1,6 mil
Fila de espera: 165

Fazenda Vilanova
Escolas: 2
Alunos: 189
Fila de espera: 12

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: