Jornal Nova Geração

Municípios têm ano positivo no emprego

VALE DO TAQUARI – Mesmo em um ano em que a pandemia afetou a economia e, de forma direta, os empregos, alguns municípios viram os postos de trabalho crescerem. É o caso de Colinas, que desde 2013 não contratava mais do que demitia, e de Imigrante, que desde 2016 não registrava saldo tão positivo no ano (confira tabela no fim do texto). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), considerando o saldo de 2020.
O economista Eloni José Salvi avalia que, mesmo frente às circunstâncias negativas da pandemia, o país teve um bom desempenho no emprego no ano passado. “Os empregos formais cresceram e em dezembro tivemos menos desligamentos que tradicionalmente tínhamos neste mês, que é quando as vagas temporárias terminam seus contratos”, comenta.Quanto ao número de empresas, o economista afirma que também foi registrado saldo altamente positivo, com um número bem maior de empresas sendo abertas do que fechadas. “No Vale do Taquari, como temos uma economia muito diversificada, ainda fortemente vinculada à indústria e ao comércio, com destaque para o agronegócio, os impactos da pandemia foram menos negativos que em outras regiões do Estado e país. Os municípios que possuem empresas, especialmente industriais e que estão vinculados ao consumo doméstico, tiveram desempenho favorável, e os que possuem maior dependência do comércio e serviços tiveram impacto negativo mais expressivo.”

Melhora vem com a vacina

Para 2021, Salvi destaca que o nível de atividade econômica dependerá, principalmente, da velocidade que ocorrerem as campanhas de vacinação. “Quanto mais rápido conseguirmos vacinar a maior parte da população, mais rapidamente teremos reflexos positivos na economia. Se o governo acelerar o passo da vacinação, certamente teremos um ano muito positivo. No entanto, é de se esperar que a geração de empregos não tenha a mesma dinâmica que o crescimento da produção e consumo, pois as empresas continuarão cautelosas em contratar mais pessoal e só o farão se tiverem certeza de manutenção das vendas”, comenta.

“Nossa prioridade é conquistar investimentos”

Resultados bons para alguns e queda para outros. Só em Fazenda Vilanova o ano terminou com saldo de -105 vagas de emprego, ou seja, mais demitidos do que contratados. “A pandemia precipitou o encerramento de empresas e empregos que já vinham sofrendo com a redução da atividade econômica desde 2014. Alguns estudos apontam que cerca de 40% das empresas que fecharam em 2020 tiveram alguma relação mais direta com a pandemia”, comenta Salvi.

Por conta dos índices, a nova Administração do município já trabalha com foco na geração de emprego e renda. No primeiro mês de gestão, o prefeito Amarildo Luís da Silva se reuniu com empresários. “Ele formalizou com a empresa Friosul, que investirá aproximadamente 15 milhões no município e gerará cerca de 40 empregos diretos. Há o empreendimento da Bella Luna, que o prefeito solicitou um prazo de início de obra e previsão de conclusão. Também recebeu a visita dos empresários dos empreendimentos Rede Pollo e do antigo Frigorífico Glória, que já estão iniciando suas atividades. Nossa prioridade é conquistar investimentos para o município e incentivar a capacitação da mão de obra”, destaca a secretária de Administração e Fazenda, Franciele da Rosa Mallmann.

 

2020

Bom Retiro do Sul: -18

Colinas: 14

Estrela: -18

Fazenda Vilanova: -105

Imigrante: 49

 

2019:

Bom Retiro do Sul: 64

Colinas: -2

Estrela: 185

Fazenda Vilanova: 60

Imigrante: 15

 

2018:

Bom Retiro do Sul: 35

Colinas: -31

Estrela: -288

Fazenda Vilanova: 52

Imigrante: 10

 

2017:

Bom Retiro do Sul: -64

Colinas: -55

Estrela: -64

Fazenda Vilanova: -13

Imigrante: 25

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: