Jornal Nova Geração

ESTRELA

No dia da luta antimanicomial, Caps promove caminhada

Evento ocorre nesta quarta-feira, 18, data que se lembra o fim das internações compulsórias de doentes mentais e o início da atuação dos Centros de Atendimento Psicossociais (Caps)

Na quarta-feira, 18, o Governo de Estrela promove a Caminhada do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps). A mobilização, que sairá da Praça Menna Barreto, no Centro, tem por objetivo chamar atenção para a importância dos cuidados com a saúde mental e as formas corretas de tratar.

De acordo com a coordenadora do Caps, Lucimara da Rosa, o atendimento especializado às doenças mentais surgiu na década de 1990. “O dia 18 de maio é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, foi criado para chamar atenção para o tratamento das doenças mentais e para fazer com que a sociedade entenda a forma correta de lidar com seus pacientes”, diz.

A regulamentação dos Centros de Atendimento Psicossociais ocorreu com a entrada em vigor da Lei 10.216, em 2001. Desde então, estes espaços fazem parte da rede de atenção básica de saúde, na qual os pacientes participam de oficinas e terapias coletivas. “A internação de doentes mentais ocorre em alas psiquiátricas, junto a hospitais conveniados. No nosso caso, o Hospital Estrela mantém 10 leitos em uma ala própria para o atendimento”, explica a enfermeira do Caps, Débora Regina Martins.

A partir das 8h30min será realizada uma concentração de pacientes e profissionais do Caps, junto à Praça Menna Barreto. O ato inicia com a apresentação do Coral Encanto, formado por pacientes do Caps. Na sequência, ocorre uma caminhada pelas principais ruas do Centro de Estrela. “A última vez que a caminhada ocorreu foi em 2018. Estamos muito ansiosos por este momento, no qual temos a oportunidade de mostrar um pouco do trabalho do Caps a toda a comunidade”, complementa Débora.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: