Jornal Nova Geração

ESTRELA

Nota Fiscal Gaúcha busca por seus vencedores no município

Programa contemplou mais quatro cidadãos em maio e terá novo sorteio dia 30. Alguns prêmios de sorteios anteriores ainda aguardam retirada

O Nota Fiscal Gaúcha (NFG) segue contemplando consumidores do comércio estrelense cadastrados no programa. Na última semana foi realizado, por meio da plataforma estadual, o sorteio de maio que trouxe quatro novos vencedores. Contabilizados os cinco sorteios realizados no ano até então, 20 pessoas cadastradas no NFG foram contempladas. Destas, sete retiraram seus prêmios, mas outras sete ainda não o fizeram, correndo o risco da perda absoluta que outros seis cadastrados premiados já tiveram.

São sempre quatro prêmios mensais de R$ 150 cada, valores agora depositados diretamente em conta bancária. Os sorteios, que são realizados por uma plataforma do Estado, ocorrem normalmente por tradição sempre na última quinta-feira do mês, mas os nomes só são validados aos municípios uma semana depois. O prazo para identificação e localização dos vencedores, confirmação dos dados e depósito dos valores é de 90 dias. Dos quatro vencedores de maio, três ainda não completaram as etapas. No ano, este número sobe para sete sorteados. E seis contemplados já viram o prazo se esgotar e não o poderão fazer mais. O sorteio de junho ocorrerá dia 30.

O departamento de Fiscalização Tributária da Secretaria Municipal da Fazenda, responsável pelo NFG, informa que são vários os motivos para os prêmios não serem validados. A começar pela dificuldade de localização dos sorteados, o que ocorre porque muitas vezes porque os dados informados na plataforma digital do NFG, como o número de telefone ou endereço, estão desatualizados. Outro motivo comum é que boa parte dos vencedores são de pessoas de outros municípios que realizaram compras no comércio de Estrela, o que não impede de serem sorteados, assim como de estrelenses serem premiados em outros municípios, o que reforça a importância de os dados estarem corretos e atualizados.

Com premiação local desde julho de 2019, o NFG cresceu em popularidade entre os estrelenses e clientes oriundos de outros municípios ao longo dos dois anos e teve seu edital renovado para 2022. Perdeu um pouco de adesão com o contexto ocasionado pela pandemia, como o período que o comércio ficou fechado, mas aos poucos voltou a receber novos participantes. Para a Administração Municipal, trata-se de uma ferramenta de incentivo ao comércio do município, além de ser um agregador quando o assunto é o respeito às normas fiscais, já que para concorrer é preciso seguir certas regras, como exigir nota fiscal com CPF. Entre outras potencialidades, incentiva o comércio local, pois para concorrer aos prêmios do município é preciso que a compra seja realizada em estabelecimento credenciado em Estrela.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: