Jornal Nova Geração

ESTRELA

Novo Paraíso prepara feira ao Dia do Colono e Motorista

Secretaria analisa os principais eventos no calendário para o segundo semestre. Entre os destaques de julho, estão a FestRock, no próximo dia 10, e as festividades do dia 25

Evento para celebrar atividades rurais ocorrerá na comunidade católica de São Vito (Foto: Arquivo A Hora)

As comunidades do município poderão contar com mais eventos culturais e esportivos no segundo semestre de 2022. A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel) tem a intenção de levar mais eventos para o interior do município.

O secretário Joel Mallmann apontou que essa interiorização já está em curso. Durante as festividades do Dia do Colono e Motorista, no dia 25 de julho, depois da carreata do Centro até a comunidade católica de São Vito, haverá almoço e baile no local. Junto com essa programação, a prefeitura levará uma feira com exposição de produtores locais, troca de sementes crioulas e bancas de artesanato. Além disso, o departamento de Esportes promoverá competições de jogos de cartas e tabuleiro na data.

A programação do Dia do Colono e Motorista é organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Estrela, com parceria com a Emater e a prefeitura.

A secretaria também tem feito visitas às comunidades aos finais de semana. “Ao estarmos mais próximos das comunidades, podemos vislumbrar melhor as realidades que não estão próximas do centro da cidade”, apontou Mallmann.

Segundo semestre

A Setcel também apontou os destaques da programação cultural promovida pelo órgão para o segundo semestre. Segundo Joel Mallmann, a FestRock é o primeiro deles, já no próximo dia 10 de julho. A intenção é celebrar o Dia Mundial do Rock, que é comemorado no dia 13 de julho por roqueiros do mundo todo.

O dia terá shows de bandas locais no começo da tarde e Duda Calvin, ex-Tequila Baby, encerra o evento com sua apresentação às 17h30min. Também ocorre uma exposição de carros antigos desde a manhã do dia 10 nas áreas conjuntas da Escadaria da Polar, Parque da Lagoa e vias laterais próximas (Bruno Schwertner e Pinheiro Machado).

Na mesma data, ainda ocorre a 6ª Cãominhada de Estrela. A Setcel prevê entre 300 e 400 participantes com seus animais de estimação.
Em setembro, será a vez da tradicional Semana Farroupilha. “Estamos conversando com os CTGs da cidade para trazer uma programação diferente para a data”, explicou o secretário. A programação completa ainda será divulgada pela pasta.

Para o final do ano, o Natal em Estrela terá mudanças. A programação de dezembro terá maior foco nos finais de semana, para que as famílias possam aproveitar melhor as atrações. “Não adianta fazer algo tão extenso sem ter a participação da população”, declarou Mallmann.

Envolvimento das famílias

As políticas públicas de cultura de Estrela querem atender, de modo especial, as famílias. “Uma das nossas diretrizes é tentar trazer todas as famílias, e todos os tipos de família, para os nossos eventos”, afirmou o secretário.

Mallmann usou como exemplo o Dia das Crianças, na semana anterior ao 12 de outubro. A programação, que está na fase final de planejamento, começa pela tarde para ir até a noite. “Assim os trabalhadores do comércio poderão também comparecer e aproveitar o que temos preparado para a data”, disse Joel Mallmann.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: