Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Novos tempos desafiam colonos e motoristas

Ao longo dos anos, o trabalho no campo evoluiu com a inclusão de novas tecnologias e aceleração da produção. Condutores contam com veículos mais modernos para fazer o transporte

Casal passou a vida no campo e busca acompanhar as mudanças tecnológicas (Foto: Karine Pinheiro)

“Você se alimentou hoje? Agradeça um agricultor que produz seu alimento e o motorista que o transporta”, diz o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Estrela, Rogério Heemann. Na próxima segunda-feira, 25, é dia de homenagear os colonos e motoristas, dupla que assume protagonismo no desenvolvimento econômico. De forma geral, a data visa celebrar os profissionais do campo e do volante. Desfiles com tratores, carroças e caminhões tomam conta das principais ruas da cidade.

Desde 1980, a introdução de tecnologias voltadas à produção impulsionam o setor da agricultura. De acordo com Heemann, a inserção da inseminação artificial para o melhoramento genético do rebanho leiteiro na rotina, melhora a qualidade da produção e o animal produz por mais tempo.

Ele destaca também o pioneirismo de Estrela em introduzir a Feira do Peixe. “Naquela época foi construído vários açudes e tivemos variedades de peixes” afirma. Para Heemann, o incentivo de políticas públicas ao produtor rural alavancou a introdução das tecnologias nas propriedades.
“Essas políticas são essenciais para a agricultura familiar. Impulsiona pequenos produtores e é fundamental para o crescimento da agricultura. Um estado sem agricultura não cresce”, ressalta Rogério.

“Comecei com quatro vacas”

O agricultor Bertoldo Meinerz levou o prêmio de melhor produtor leiteiro de Estrela em 2019. Ele está no campo há mais de 50 anos e acompanhou todas as fases de desenvolvimento tecnológico voltado à agricultura. Quando iniciou, produzia cerca de 60 litros de leite por dia. Hoje ultrapassa os 5 mil litros.

“Comecei com quatro vacas e na época era tudo manual. Não dá para comparar com o que é feito hoje”, afirma. O produtor relata que antes de investir na tecnologia, garantiu que os filhos continuassem na propriedade. Após foi apostou em novos maquinários e tratores e hoje toda a família trabalha na produção.

Ele destaca que para acompanhar esse processo estudou bastante e buscou informações com representantes da categoria. De acordo com ele, na época, muitos agricultores resistiram às mudanças. “Essa evolução veio para ajudar. Sorte a minha que investi e acompanhei esse processo”, afirma. Hoje ele possui centenas de vacas leiteiras que garantem o sucesso da produção.

Para Bertoldo, ser premiado como melhor produtor é uma forma de valorizar seu trabalho e de sua família, pois é sinal de que fazem um serviço bem feito. “Isso nos dá vontade de continuar, principalmente os filhos e os netos que são o futuro da propriedade”.

O casal Mirta e Gilmar Knop também iniciaram a produção décadas atrás, quando se casaram. Os produtores leiteiros até hoje mantêm a rotina no campo, visto que os filhos seguiram em outras atividades. De acordo com eles, hoje a maior dificuldade no meio rural é a sucessão da produção.

No entanto, acompanharam as mudanças e investiram em tecnologia. “Quando casamos, produzimos 60 litros por dia. Compramos ordenhadeira elétrica, investimos em melhoramento genético, silagem e nossa produção melhorou bastante. São aplicações necessárias”, relata Gilmar.

Para Mirta, o setor primário é a base da economia. Ela destaca que todos precisam da agricultura, de alimentos e de transporte. “O agricultor tem que ser valorizado, todos precisam da produção e da agricultura”, destaca.

O coordenador de Meio Ambiente de Colinas e produtor leiteiro, Marco Rorh, aponta que as mudanças vieram para alavancar o setor. “A tecnologia nos auxilia, temos que nos adaptar e mostrar aos sucessores como funciona”, comenta. Ele destaca que no município, crianças têm aula de agroecologia, uma forma de impulsionar que filhos e netos deem continuidade às produções rurais.

Responsabilidade em transportar

Funcionário da prefeitura de Estrela há quase 30 anos, Raul Fernandes foi premiado como melhor motorista em 2019. Em 2021, também foi homenageado como motorista destaque pelo Executivo no último ano.

Ele destaca a responsabilidade que é dirigir com o trânsito cada vez mais difícil. “Temos veículos melhores com o passar dos anos, mas temos que ter atenção ao transportar pessoas, alimentos e o que mais for necessário”, comenta.

Para celebrar o dia do colono e motorista, os municípios de Estrela e Colinas preparam desfiles e almoço para reunir os profissionais. O STR de Estrela espera cerca de 600 pessoas para o evento. Nesta edição, agricultores premiarão agricultores.

Programação

Estrela

Segunda-feira, 25 de julho:
8h: Concentração de tratores, caminhões e máquinas agrícolas no Centro Comunitário Cristo Rei
9h: Desfile pelas principais ruas da cidade
10h30min: Recepção no local com a bênção aos agricultores e motoristas
Abertura do evento e pronunciamento das autoridades
Entrega do Troféu Frontino Caye aos agricultores destaques
12h: Almoço
13h: Início do baile

Colinas

Segunda-feira, 25 de julho:
9h30min: Desfile temático com saída em frente ao Ginásio Municipal em direção ao Centro Comunitário Católico
10h30min: Acolhida religiosa e saudações
11h: Fala de autoridades
11h15min: Apresentação artística
11h30min: Escolha de melhor casal de Colonos e Motorista com melhor caracterização e integração
12h: Almoço
13h30min: Sorteio de prêmios e brindes – Programa Prêmio Verde e recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: