Jornal Nova Geração

ESTRELA

Número de casos ativos cresce, mas internações continuam baixas

Conforme dados registrados até quinta-feira, 330 pessoas testaram positivo para covid-19. Já o hospital registra quatro casos de pacientes com suspeita ou confirmação de infecção pela doença

As comemorações de fim de ano alinhadas à redução do uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento podem ter contribuído para o aumento de casos ativos de covid-19 em Estrela. No entanto, apesar de 330 exames positivos registrados até a última quinta-feira, dia 19, o número de internações segue baixo. Além disso, pelo menos 97% da população estrelense está com a primeira dose da vacina.

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Carmen Hentschke, o crescimento é registrado desde a primeira semana de janeiro. No dia 3, o município contava com apenas 7 ativos, no dia 5 saltou para 19 e no dia 6 para 41. A partir de então, os números aumentaram entre 30 a 50 ativos por dia. “Agora começa a estabilizar, pois os casos do início do ano já estão liberados do isolamento e não transmitem mais para as pessoas”, afirma.

Isolamento

O tempo de isolamento foi reduzido pelo Gabinete de Crise do Estado na terça-feira, 11. O prazo, que era de dez dias, pode ser de cinco ou sete dias. “Varia de acordo com os sintomas e estado vacinal. Depende de avaliação médica”, observa a coordenadora.

A recomendação é de que, quem teve diagnóstico positivo para covid e não tem o esquema vacinal completo, o isolamento domiciliar continue em dez dias, contados a partir do início dos sintomas. Se a pessoa está com a vacinação em dia, o isolamento será de cinco dias para quem não apresentar febre e sete dias para quem teve febre.

Internações

O Hospital Estrela (HE) não registra aumento de internações em razão da covid-19. Atualmente, são quatro pacientes internados com suspeita ou confirmação de infecção por coronavírus, nenhum deles em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O gerente administrativo do HE, Johnnie Locatelli, explica que, de acordo com protocolo institucional, a casa de saúde realiza testes rápidos em alguns casos de internações eletivas e muitas positivaram, mesmo assintomáticos. Ele afirma que a situação mais preocupante é o grande número de colaboradores afastados do trabalho por suspeita ou confirmação da doença.

“Já realizamos cerca de 50 testes em nossas equipes este mês e, no momento, temos cerca de 30 profissionais afastados. Isso exige uma readequação das escalas para mantermos os atendimentos e serviços de forma plena”, salienta.

Nos últimos 60 dias, houve oito internações por covid ou suspeita e sete haviam sido vacinados.

Vacinação

O Estado definiu o cronograma de vacinação das crianças entre cinco e 11 anos. Desde quarta-feira, 19, todos os municípios do Rio Grande do Sul devem disponibilizar doses para meninos e meninas com alguma comorbidade, como hipertensão, diabetes ou asma, ou imunossuprimidos. Em seguida, a imunização deve ser ofertada a todos.

De acordo com a enfermeira Ana Carolina Pádua Lopes, a ideia é destinar turnos específicos para a imunização desta faixa etária. A vacinação pediátrica iniciaria neste sábado, dia 22. Porém, em função de casos positivos na equipe, o governo municipal estuda uma nova data.

Nesta sexta-feira, 21, haverá aplicação da dose de reforço da Janssen, das 8h às 11h, na Unidade Básica de Saúde Central.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: