Jornal Nova Geração

BAÚ DE MEMÓRIAS

O artesão Guido Pedro Schmidt

O artesão Guido Pedro Schmidt, 92 anos, casado com Anninha Wendt Schmidt em 1954, reside no Bairro Cristo Rei, onde possui um atelier

O artesão Guido Pedro Schmidt, 92 anos, casado com Anninha Wendt Schmidt em 1954, reside no Bairro Cristo Rei, onde possui um atelier.
Filho do professor Pedro Jorge Schmidt (que lecionava na Delfina), homenageado com nome da Escola da localidade, aprendeu o ofício deste de trabalhar com madeira.

Cada madeira maciça é transformada em mosaico de imagem sacra; é o tradicional artesanato se convertendo em item de adoração e fé.
Durante o mês de agosto, as obras do Sr. Guido estarão em exposição no Memorial de Estrela. Com abertura no sábado, dia 05, às 10 horas, a mostra ficará à disposição da comunidade até 31 de agosto.

Posto de Saúde de Estrela construído em 1973

A unidade sanitária de Estrela, na Rua 13 de Maio, Centro, foi construída no transcorrer do ano de 1973. A obra iniciou no mês de fevereiro e foi concluída no mês de novembro. O prédio teve um custo de CR$ 132.000,00, com uma área construída de 263 metros quadrados. O projeto foi elaborado pelo engenheiro da Prefeitura, Nestor Schneider. O Secretário Estadual de Saúde, Jair Soares, esteve em Estrela para inaugurar a obra em 25 de março de 1974. O Posto de Saúde de Estrela integrava o Plano de Unidades Sanitárias do Governo do Estado.

Enfermeira Ana Irani Gregory

A enfermeira Ana Irani Gregory foi cadastrada no Departamento Estadual de Saúde através do Serviço de Higiene Pré-Natal de Estrela, em 08 de setembro de 1959. Realizou o Curso Prático de Enfermagem no Hospital Centenário de São Leopoldo. Exercia atividades profissionais no Hospital de Estrela. Trabalhava com o Dr. Thelmo Eugênio Snel, especialista em cirurgia, ginecologia, pediatria, radiologia e eletroterapia, em Estrela.

Parteira Ana Majela Mallmann

A parteira curiosa Ana Majela Mallmann nasceu em 14 de junho de 1932, em Estrela. Casada com João Augusto Müller. Três filhos: Anelise Maria, Luiz Augusto e Paulo Aloísio. Foi inscrita na Unidade de Saúde de Estrela, em 1955. Trabalhava no Hospital Estrela e, após o casamento, foi residir em Novo Paraíso, onde passou a realizar os partos.

Máquinas para os distritos em 1973

Uma comissão de autoridades de Estrela esteve nas sedes distritais fazendo a entrega de máquinas em julho de 1973. O valor do maquinário entregue às subprefeituras foi de oitocentos mil cruzeiros. Foram beneficiados os seguintes distritos: Corvo, Arroio da Seca, Teutônia, Languiru e Canabarro. Nas solenidades de entrega das máquinas estiveram presentes o prefeito Gabriel Mallmann, o seu secretariado e os subprefeitos, além de grande número de populares.

O Hino do Kerb em Estrela

A música “Kerb em Estrela” possui letra e arranjo do maestro Adolfo Ziebel com participação de Dorjo Esse. Viva o Kerb, viva a valsa, Santo Antônio entre nós…

1ª Parte:
Hoje aqui em Estrela tem kerb,
vamos todos contentes cantar,
alegrando-nos, preparando-nos.
Pra depois todos dançarem.
Já está pronto o traje do dia,
Ai que lindo, que alegria.
Valsa de 1,2,3, valseia assim,
Desde o começo até o fim.

2ª Parte:
Venha comigo a valsa bailar,
garota te quero e vamos cantar.
Deixa o trabalho e a preocupação,
pois sendo assim, ai…que bom!
Querida te peço ser fiel pra mim.
Juro: também cumprirei assim,
Para outro Kerb no ano que vem
estarmos casados, meu bem.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: