Jornal Nova Geração

OPINIÃO E BASTIDORES

O exemplo de Estrela ao Vale

Ferramenta descomplicada é importante para a segurança pública e área de cobertura deveria ser ampliada

A implantação do GPS Rural em Estrela é um exemplo ao Vale do Taquari e precisa rapidamente ser replicado. Trata-se de uma proposta simples, barata (cerca de R$ 30 mil) e com grande potencial para agilizar – e muito – o atendimento no interior por parte das forças de segurança, ambulâncias e demais serviços públicos. É um modelo simples, reforço, e cuja implementação é relativamente rápida.

Em suma, o georreferenciamento das propriedades e empreendimentos da zona rural permite aos policiais e demais agentes a ágil e efetiva locomoção até uma eventual ocorrência, agilizando a proteção à vida e o combate ao crime. Não há mais “pontos cegos” e, desta forma, é possível devolver a necessária tranquilidade ao homem do campo. A ferramenta é tão descomplicada e importante para a segurança pública que me parece natural o envolvimento da Amvat, Amat e Codevat para ampliar ainda mais a área de cobertura do sistema. E podemos começar pelas cidades vizinhas, como Colinas, Imigrante, Fazenda Vilanova, Teutônia e Bom Retiro do Sul.


De frente para o Rio Taquari

A construção da Trilha Ecológica junto às margens estrelenses do Rio Taquari começa a chamar a atenção dos moradores e visitantes da cidade. Os serviços iniciaram em abril e já é possível ter uma boa noção do que será entregue à comunidade e aos futuros turistas. A trilha terá 480 metros de extensão interligando o Parque da Lagoa e a Escadaria. As obras estão 50% concluídas e a inauguração está marcada para o dia 16 de novembro. Para o ato, o governo municipal projeta um evento com a presença do Cisne Branco, que oferecerá um jantar para casais. É um belíssimo espaço para contemplação e contato com a natureza, e uma forma de dar sequência ao trabalho de reocupação da orla do rio iniciado em gestões anteriores.


Rigotto confirmado pela Cacis

Líderes regionais querem e precisam debater com mais intensidade a segurança da BR-386. Um dos pontos a ser debatido na próxima reunião da Comissão Tripartite – responsável pela proposição e análise de futuras alterações no contrato de concessão com a CCR Via Sul – é a construção de uma elevada (ou semelhante) na interligação entre a rodovia federal e a Via Láctea (ERS-128), próximo à divisa entre Teutônia e Fazenda Vilanova. Por ora, a solução encontrada para amenizar os riscos naquele perigoso entroncamento foi a instalação de um redutor de velocidade. Mas é pouco.


ExpoFaz em outubro

A comissão organizadora da 5ª Expofaz, de Fazenda Vilanova, apresentou nessa terça-feira os detalhes do evento aos empresários do município. A feira comercial, industrial e agropecuária será realizada de 19 a 22 de outubro no Parque Encanto da Fazenda. A organização é da Associação Cultural Vilanovense (ACV), com apoio do governo municipal.


CURTAS DA SEMANA

– O governo de Westfália trabalha para atrair investidores e auxiliar os proprietários das áreas mais valorizadas para que a cidade ofereça novos atrativos turísticos aos visitantes. Entre os pontos, destaque para a Lagoa do Tico-Tico e o Paraíso Paissandu.
– Em Estrela, o governo municipal vai pagar R$ 8,6 mil mensais pelo aluguel de oito box para a guarda de veículos junto à rodoviária. O contrato tem duração de três meses. E o objetivo é subsidiar de forma indireta a manutenção do espaço até a nova concessionária encontrar um ponto novo para a venda de passagens e para o embarque e desembarque de passageiros.
– O governo de Estrela contratou a empresa Brazilian Monitoring System Ltda para “prestação de serviços de rastreamento e monitoramento da frota de veículos”.
– Candidato a governador no ano passado, Onyx Lorenzoni (PL) passou o primeiro semestre na Europa. Ele retornou ao Brasil nesta semana e, na próxima quinta-feira, participa de evento em Estrela com líderes regionais e correligionários do partido. O encontro é na mesma área onde será construído o maior monumento à Bíblia do mundo, junto à Comunidade Cristo Vive.
– Um dia após a confusão envolvendo o governo de Estrela e o Circo Metropolitano, o prefeito Elmar Schneider (MDB) assinou uma Ordem de Serviço. A nova regra cita que “para qualquer tipo de atração musical, teatral, festival, circos, feiras, parques, ou qualquer espetáculo que tenha característica itinerante e que venha acontecer no Município de Estrela, deverá ter prévia autorização do Chefe do Poder Executivo”.
– O Senac foi contratado pelo Centro Empresarial de Inovação, Tecnologia e Qualificação (Ceitq) de Estrela para ministrar os seguintes cursos: Técnica Básica de Serviço de Garçom, Oficina Noções Básicas de Design de Sobrancelhas, Oficina Básica de Maquiagem, Oficina Básica de Escova e Oficina Básica de Penteados.
– Após reformas e ampliações, a administração municipal de Bom Retiro do Sul reinaugurou os espaços de acolhimento e da nova farmácia básica municipal junto ao Posto de Saúde do bairro São Francisco.
– No final de semana passado, o Trem da Imigração transportou 2.085 passageiros entre Colinas e Muçum. Um sucesso absoluto.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: