Jornal Nova Geração

IMIGRANTE

Obra no convento entra na segunda fase

Etapa prevê acabamentos na estrutura, instalação de revestimento acústico e mobiliário. Projeto foi lançado em 2021 e construção começou no ano seguinte

Estrutura do teatro fica junto ao prédio do convento, conforme projeto (Foto: Reprodução)

A construção de um novo espaço voltado à cultura na região avança para a segunda etapa. O projeto do centro cultural junto ao Convento Franciscano São Boaventura, no bairro Daltro Filho, foi lançado em setembro de 2021 e a estrutura deve ser entregue ao fim desta fase. A construtora responsável não estima um prazo para a inauguração.

A fase 1, aprovada ainda em 2015 com a Lei de Incentivo à Cultura (LIC) após o tombamento do imóvel, tinha como metas ações emergenciais para restaurar o prédio e iniciar a construção do teatro. O processo para tombar o convento iniciou ainda em 2013, para viabilizar as melhorias. Construído na década de 1940, o espaço é um dos principais pontos turísticos do Vale do Taquari.

Este ano, com o início da segunda fase, a previsão é concluir a construção do teatro, com os revestimentos acústicos, mobiliário e equipamentos, e melhorias relativas ao acabamento. No entanto, não há uma data estabelecida para isso.

“Por se tratar de um projeto cultural encaminhado junto ao Estado, dependemos da aprovação do projeto e depois disso vamos em busca de patrocinadores. E, somente então, iniciamos a execução efetiva do término dos acabamentos”, explica Cristiane Rauber, arquiteta da Escaiola, empresa responsável pela obra.

Conforme o projeto, “artistas, cidadãos e representantes de entidades poderão utilizar o espaço para oficinas e apresentações artísticas e também para congressos e eventos corporativos. A iniciativa pretende contribuir para que Imigrante seja modelo de gestão compartilhada e fruição da cultura em pequenas cidades do interior”.

Em paralelo à construção, o complexo do convento recebe oficinas de teatro para as apresentações anuais da Paixão de Cristo. As atividades devem ser transferidas para o Centro Cultural após a conclusão da obra. O espetáculo neste ano ocorre em 22 e 23 de março.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: