Jornal Nova Geração

Oito agências apresentam seus roteiros no 1º Mate Break Virtual do Vale do Acolhimento

Oito agências de viagens do Vale do Taquari apresentaram 15 roteiros turísticos no 1º Mate Break Virtual do Vale do Acolhimento, que ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 10. O evento foi promovido pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e o Sebrae.

As agências prepararam roteiros exclusivos, com atrações que revelam o melhor do Vale do Taquari, incluindo diversas cidades e empreendimentos. Já os passeios são segmentados e oferecem experiências aos turistas, como aventura, compras, trilhas ecológicas, religiosidade, vivência rural, ecoturismo, entre outras.

Durante o evento virtual, os empreendedores da área do turismo destacaram seus roteiros e facilidades, como opções de personalização dos passeios, conforme o público. Simone Berté, da Weekend Tour, de Progresso, ressaltou que trabalha com o turismo comunitário. “É um turismo de base, diferente do turismo de massa. Ele não influencia só no PIB, mas no FIB, que é a Felicidade Interna Bruta dos turistas”, comentou. Já Tatiana Gärtner, da Imitur, de Imigrante, afirmou que espera que todos os moradores locais e de outras regiões descubram o Vale. “Gostaria que todas as pessoas colocassem na sua agenda, em 2021, um tempinho para conhecerem o nosso Vale que, com certeza, é o Vale do Acolhimento”.

Para a coordenadora do projeto junto às agências, a turismóloga Cris Viel, reunir esses roteiros, é uma forma de planejar a retomada do turismo pós-pandemia. “O Vale do Taquari vem mostrando sua força e potencialidade no turismo. É um destino que vem sendo despertado no Rio Grande do Sul e tem tudo para estar entre os melhores”, acredita Cris. Já o gestor de projetos do Sebrae, Diego Zenkner, observou que o 1º Mate Break Virtual do Vale do Acolhimento foi uma oportunidade para fazer contatos. “Esperamos um ‘boom’ do turismo regional. O turista está com vontade de viajar e o turismo regional será a opção das pessoas neste momento”.

O presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, enfatizou todas as atrações que a região oferece aos turistas. Ele falou sobre o projeto Trem dos Vales, que realizou os últimos passeios no final de semana. “Estamos trabalhando para, no ano que vem, trazer o passeio de trem em definitivo ao Vale. É uma atração a mais que teremos a oferecer”, ressaltou.

O evento virtual teve a participação de 32 agências de viagens das cidades de Passo Fundo, Caxias do Sul, Viamão, Porto Alegre, Montenegro, Bento Gonçalves, Novo Hamburgo, Canoas, Canela, Três Passos, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Cascavel (PR) e São Paulo.

Roteiros apresentados no 1º Mate Break Virtual do Vale do Acolhimento:
-⁠ Compras e cultura -⁠ Guaporé
– Tire seu 4×4 do asfalto – Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa e Muçum
-⁠ Entre Trilhas de Estrela -⁠ Estrela
-⁠ Redescobrindo Estrela -⁠ Estrela
-⁠ Delícias da Colônia – Estrela, Colinas e Imigrante
-⁠ Caminhos dos Imigrantes -⁠ Imigrante
-⁠ Entre Vales e Arroios -⁠ Arroio do Meio
– Rota da Erva Mate e Caminhos dos Moinhos – Anta Gorda, Encantado, Ilópolis e Doutor Ricardo
– Vale dos Túneis, Viadutos e Rota das Compras – Muçum, Vespasiano Corrêa e Guaporé
-⁠ Teutônia e a Cultura Germânica -⁠ Teutônia
-⁠ Tour Cervejeiro do Vale -⁠ Estrela, Bom Retiro e Teutônia
-⁠ Alto do Vale -⁠ Belezas, Cultura e Gastronomia -⁠ Arvorezinha
-⁠ Verdes do Vale -⁠ Tradições, Arquitetura e Gastronomia -⁠ Ilópolis
– Caminho das Cascatas e Janelas do Interior – Progresso, Boqueirão do Leão e Marques de Souza
-⁠ Caminho das Cascatas – Progresso

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: