Jornal Nova Geração

PENSAR ELEIÇÕES 2022

Onyx e Leite lideram intenção de voto para governador na região

Em pesquisa com eleitores do Vale do Taquari, candidatos estão em empate técnico, com o ex-ministro em pequena vantagem. Na menção espontânea, indecisos representam quase 50%. Especialista não descarta surpresas na reta final

A tendência de um segundo turno na disputa para o governo do Rio Grande do Sul é reproduzida na intenção de voto dos eleitores do Vale do Taquari. É o que aponta pesquisa feita pelo Instituto Methodus, contratada pelo Grupo A Hora. Dois candidatos empatam tecnicamente na liderança e têm grande vantagem sobre os demais. Contudo, o número de indecisos chama atenção.

Onyx Lorenzoni (PL) aparece numericamente à frente de Eduardo Leite (PSDB) tanto na menção espontânea quanto na estimulada. Na primeira, a diferença entre os dois é de quatro pontos percentuais, enquanto na segunda, ocasião em que os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, cai para menos de dois pontos.

Os outros concorrentes ficam para trás. Edegar Pretto (PT) puxa o pelotão nos dois levantamentos e se descola dos demais adversários na pesquisa estimulada, ao passar dos 7%. Nos dois cenários, Luis Carlos Heinze (PP), Vieira da Cunha (PDT) e Roberto Argenta (PSC) se mantêm próximos. Somente dois postulantes ao Piratini não foram lembrados.

A pesquisa integra o projeto “Pensar Eleições 2022 – Desperta, Vale do Taquari”, desenvolvido pelo Grupo A Hora em parceria com a Univates. Ao todo, foram ouvidas 400 pessoas nos municípios mais populosos da região, entre os dias 22 e 24 de setembro. A margem de erro é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Peso dos indecisos

A poucos dias do pleito, muitos eleitores ainda não tomaram uma decisão sobre o voto a governador. Na pesquisa estimulada, são pouco mais de 20% de indecisos. Já na espontânea, sobe para quase 50%. Por isso, o diretor de projetos do Instituto Methodus, José Carlos Sauer, considera que a disputa segue em aberto.

“Quase metade dos entrevistados não consegue citar um nome para governador, assim como foi na pesquisa para deputado. Isso mostra uma desatenção ao processo eleitoral. A decisão será tomada na véspera, e possivelmente influenciado por outras pessoas ou fatores”, salienta.

Sauer lembra que a eleição gaúcha tem a tradição de apresentar surpresas na reta final da campanha, com candidatos pouco cotados fazendo grandes votações. “E essa indecisão às vésperas pode trazer novidades que as pesquisas não conseguem antecipar, como já aconteceu em outras eleições. Temos hoje dois líderes, mas é preciso ter atenção aos indecisos”, pondera.

Pesquisas anteriores

Em relação às pesquisas anteriores feitas pelo Methodus sobre o panorama eleitoral no Vale, poucas mudanças entre os candidatos mais lembrados. Onyx liderou os dois cenários em março, enquanto Leite assumiu a ponta nos levantamentos feitos em julho, ambos no período da pré-campanha.
Na primeira pesquisa, diversos nomes citados não avançaram em candidaturas ao Piratini, casos do ex-governador José Ivo Sartori, do ex-deputado federal Beto Albuquerque e do atual presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Junior.

FICHA TÉCNICA

– Pesquisa eleitoral feita pelo Instituto Methodus, entre os dias 22 e 24 de setembro;

– Foram entrevistadas 400 pessoas na região, com eleitores de ambos os sexos, idade igual ou superior a 16 anos, de diversas classes sociais e escolaridade;

– A margem de erro da pesquisa é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados obtidos em um intervalo de confiança de 95%;

– A pesquisa está registrada no TSE sob o número: RS-01981/2022.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: