Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Onze municípios do Vale aderem a programa de inovação nas escolas

Educar para Inovar é uma iniciativa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS para qualificar o ensino tecnológico nas redes de educação. Adesão ao projeto ocorreu na feira Estrelas do Conhecimento

Ato de assinatura contou com presença de prefeitos e secretários de Educação (Foto: Karine Pinheiro)

Transformar a educação por meio de métodos inovadores. Esse é o objetivo do programa Educar Para Inovar, da Secretaria Estadual de Ciência, Inovação e Tecnologia (SICT). Na quinta-feira, 30, durante a feira Estrelas do Conhecimento, onze municípios da região assinaram o contrato de adesão à iniciativa e escolas das redes municipais de ensino passam a receber capacitações com o método Educar.

O ato de oficialização do programa contou com a presença de representantes da SICT, prefeitos e secretários municipais de Educação. O projeto tem como objetivo construir métodos inovadores para qualificar professores e estudantes com formação empreendedora, computacional e científica.

A secretária de Educação de Estrela e presidente da Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat), Elisangela Mendes, avalia a iniciativa como uma forma de fortalecer a rede de educação da região. O governo municipal já aplicava o programa nas escolas da rede municipal e a gestora percebeu a oportunidade de potencializar a iniciativa.

“Em uma reunião da Asmevat apresentei essa proposta e mais 10 municípios decidiram participar. É uma forma de despertar a capacidade dos estudantes em diversas áreas aliadas à inovação e fortalecer a rede como um todo”, comenta a secretária. Ela ainda destaca a abordagem dos profissionais envolvidos no programa, em unir educação e atividades tecnológicas.

As capacitações com o método Educar buscam contribuir com as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Dividido em dois ciclos, os profissionais da educação recebem a capacitação de acordo com as trilhas de conhecimento selecionadas para o município.

Posteriormente, os professores aplicam o programa, em horário de aula ou turno inverso. O prazo para repassar a capacitação é de 60 dias a contar da data da primeira qualificação. As trilhas de conhecimento são Ciências da Computação e Trabalha e Cidadania, divididas por etapas entre as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O diretor-geral de Inovação da Sict, Sandro Kirst, destaca que por meio do programa é possível garantir a inclusão social e ressignificar o que é inovação. “É mais que ciência e tecnologia. Inovação acontece em todas as áreas, temos que desmistificar essa palavra e mostrar que pode ser muitas outras coisas”, avaliou.

Sobre o programa

O Educar para Inovar é um projeto da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul com foco em inovação na área da Educação. A iniciativa busca aproximar os profissionais da área e os estudantes às tecnologias e demais ferramentas capazes de gerar impacto positivo, presente e futuro, na vida de cada um dos envolvidos. A adesão ao projeto é gratuita.

Municípios participantes: 

  • Cruzeiro do Sul
  • Doutor Ricardo
  • Estrela
  • Fazenda Vilanova
  • Marques de Souza
  • Nova Bréscia
  • Progresso
  • Santa Clara do Sul
  • Sério
  • Tabaí
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: