Jornal Nova Geração

BAÚ DE MEMÓRIAS

Operação Tatu em 1968

Técnicos do “Fomento Agropecuário de Estrela” que participaram das atividades

Em agosto de 1968, a Prefeitura de Estrela juntamente com a Faculdade de Agronomia da UFRGS e de extensionistas da Ascar (atual Emater), lançaram a Operação Tatu em nosso município.

O plano visava o levantamento do solo, através da coleta de amostras em todo município e sua posterior recuperação de fertilidade através da aplicação de corretivos para o aumento da produtividade. Na foto de então: técnicos do “Fomento Agropecuário de Estrela” que participaram das atividades.


Primeira Feira do Pêssego em 1980

Em novembro de 1980, foi realizada com grande sucesso a 1ª Feira do Pêssego em Estrela, com promoção da Secretaria da Agricultura e dos fruticultores.

Foram expostos e comercializados frutas de qualidade, como pêssegos, laranjas, nectarinas, verduras, mel, geléias e schmier.

Destaque para o público, com consumidores vindos de todo Vale do Taquari e da grande Porto Alegre. Naquele ano foi eleita a diretoria do Núcleo dos Fruticultores de Estrela, tendo como primeiro presidente Kurt Mädke.


Lavatório Público em 1973

Em novembro de 1973, cerca de 200 pessoas compareceram à solenidade de inauguração do Lavatório Público na Chácara da Prefeitura (Bairro Imigrantes). O Lavatório constituía-se de cinco tanques para lavar roupas e bica com água da Corsan. Na oportunidade as senhoras residentes na localidade receberam um avental para lavar roupas.

Naquela época não existia água encanada nas residências da Chácara. O secretário da Educação, Cônego Sereno Hugo Wolkmer, destacou o apoio da administração ao povo humilde do município, garantindo qualidade de vida às pessoas. O custo da obra foi de quatro mil cruzeiros. Com o tempo, o Lavatório ficou conhecido popularmente como “Os Tanques”.


Miss Estrela 1974

Em maio de 1974, Glaci Diedrich (21 anos) foi eleita Miss Estrela. A representante do Colégio Martin Luther foi escolhida pelo júri, durante o baile promovido pela União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMESE) e Secretaria do Turismo. O evento foi realizado na Sociedade Ginástica (Soges).

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: