Jornal Nova Geração

CULTURA

Organização finaliza preparativos para o Dança Bom Retiro

Abertura do festival ocorre na quarta-feira, com cinco dias de evento. Foco principal está nas apresentações artísticas, com recorde no número de participantes, mas presença comercial também recebe incremento

Perspectiva da organização é consolidar o Dança Bom Retiro como uma das principais atrações no calendário cultural do estado (Foto: Arquivo NG)

Um dos principais eventos no calendário do município, o Dança Bom Retiro inicia na próxima semana com perspectiva de quebrar recordes. Na 9ª edição, o festival ocorre em paralelo com a 3ª Expofeira Comercial e Industrial, com as instalações no CTG Querência da Amizade. A abertura oficial ocorre na quarta-feira, 31, às 18h30min. A atração faz parte das comemorações dos 64 anos de emancipação da cidade.

Após o encerramento das inscrições, na segunda-feira, 22, a comissão organizadora contabilizou o número de participantes e confirmou que serão 1,7 mil bailarinos, cerca de 500 a mais que no ano passado. Grupos de municípios como Xangri-Lá, Guaíba e Cachoeirinha participarão pela primeira vez do evento. Ao todo, serão 250 coreografias apresentadas no festival.

O número de jurados também aumentou, de três para quatro. A organização aponta que as escolhas dão maior visibilidade ao evento, sobretudo na busca por novos grupos. A novidade é o argentino Pablo Torres, que atua na dança desde 1994 e está radicado em Porto Alegre, onde ministra aulas de balé. Os demais jurados são Eduardo Menezes, Gabriela Policarpo e Kauê Sant’Anna.

A estrutura começou a ser montada nessa semana, com uma novidade: a entrada do público será unificada, tanto para as apresentações artísticas, quanto para a feira de negócios.

Participação comercial

Os 46 estandes foram vendidos de forma antecipada. A maior procura foi de empreendedores de Bom Retiro do Sul, mas a Região Metropolitana e o Vale do Rio Pardo também estarão representados. O secretário de Indústria e Comércio, Jorge Frantz destaca a presença de uma empresa especializada em roupas para bailarinos, de Santa Cruz do Sul.

A perspectiva inicial é que o público supere as 15 mil pessoas nos cinco dias de evento – três deles focados nas apresentações artísticas. “É um sucesso até um pouco acima do esperado. Vamos chegar em um momento que precisaremos de um espaço muito maior para fazer, porque está crescendo cada vez mais”, diz Frantz.

Programação

Quarta-feira, dia 31:
18h30min: Abertura oficial do evento com apresentações de Grupo Vocal Sementes do Amanhã e Grupo de Zumba Instrutora Vivi Flores
Quinta-feira, dia 1°:
10h: Abertura dos portões para visitação à feira
13h30min: Baile da Terceira Idade
16h30min: Workshop de Hip Hop
18h30min: Abertura da 1° noite do Dança Bom Retiro
19h: Início das danças das categorias Especial, Terceira Idade, Estudantes e Gospel
Sexta-feira, dia 2:
10h: Abertura dos portões para visitação à feira
16h30min: Workshop de Ballet Clássico
16h30min: Show com Grupo Samba de Boa (palco 2)
18h30min: Abertura da 2° noite do Dança Bom Retiro
19h: Início das danças das categorias Populares, Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Jazz
Sábado, dia 3:
10h: Abertura dos portões para visitação à feira
11h30min: Workshop de Dança Contemporânea
15h: Encontro de Soberanas
16h30min: Workshop de Jazz Funk
16h30min: Show com Banda Nova Dimensão (palco 2)
18h30min: Abertura da 3° noite do Dança Bom Retiro
19h: Início das danças das categorias Contemporânea, Urbanas, K-Pop, Estilo Livre
Domingo, dia 4:
10h: Abertura dos portões para visitação à feira
10h15min: Exposição de Veículos Antigos no Parque Pôr do Sol
14h30min: Show com Magno Sehn (palco 2)
17h: Baile com Musical JM
20h: Encerramento do evento

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: