Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Órgão sugere cedência de área da Barragem Eclusa ao município

Utilização do espaço para eventos de grande porte segue em análise pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes

Administração se dispôs a instalar grades de segurança para execução do evento (Foto: Karine Pinheiro)

Em busca de resolver o entrave sobre o acesso à Barragem Eclusa, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) sugere que parte da área de lazer seja cedida ao município. Em maio, o Executivo apresentou projeto de utilização do espaço para o órgão federal e se dispôs a investir na segurança do local.

A área é o principal ponto turístico da cidade. Na proposta, a administração solicitou o direito de utilizar as dependências do parque para visitação e organizar eventos de grande porte. Também foram apresentados contextos histórico, turístico e econômico, bem como detalhes sobre como o lugar será usado.

A área em questão se trata das partes com gramado e que geralmente são utilizadas pelos visitantes. O prefeito Edmilson Busatto explica que, caso a doação do terreno seja efetivada, banheiros e um acesso para pedestres devem ser construídos. A manutenção e limpeza do local também ficariam a cargo do município.

No entanto, o impasse para utilização do parque para o Natal nas Águas segue em discussão no Dnit. “Eles querem garantir a segurança de quem está na Barragem. Nos propomos a colocar o que for necessário e a autarquia está fazendo um estudo acerca do assunto”, aponta o prefeito. Dentre as soluções apresentadas estão a colocação de grades e elaboração de Plano de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndio (PPCI).

Um consultor de risco do órgão federal deve visitar a Barragem ainda em julho para avaliar as sugestões do Executivo. “Vamos mostrar onde e como será montada a estrutura para o show, para que o profissional leve esse parecer ao Dnit. Esperamos que o Natal nas Águas ocorra lá porque é o que dá a característica do evento”, destaca Busatto.

O gestor municipal ainda ressalta que a doação de parte da barragem será efetivada somente se for permitido que o Natal nas Águas ocorra no local. Segundo ele, apesar de ser uma área de relevância para a cidade, a manutenção do local acarretaria em mais custos para o município.
O acesso ao parque pode ser feito todos os dias, das 13h às 18h. Hoje, correntes impedem os visitantes de chegarem perto do rio, além de ser necessário a presença de um servidor municipal no horário permitido para visitas.

Plano B

O Executivo reforça que a 14° edição do Natal nas Águas, com show de Simone e Simaria, segue confirmada. O evento está previsto para ocorrer entre os dias 9, 10 e 11 de dezembro, embora ainda não tenha local definido.

Caso o impasse com o Dnit não seja resolvido, o Campo do Pinhal sediará a programação. Neste caso, o prefeito destaca que a necessidade de montar uma nova estrutura encarece o evento. “Na Barragem temos a estrutura pronta. No campo, teríamos que investir em todo o cercamento”, comenta.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: