Jornal Nova Geração

IMIGRANTE

Orquestra de Imigrante realiza turnê pelo estado

Grupo passou por três cidades e as próximas apresentações serão na Serra Gaúcha

A Orquestra Municipal (OMI) promove nova turnê, chamada “Cidades Gaúchas”. O grupo, que já se apresentou em Taquari, Santa Cruz do Sul e Cruzeiro do Sul, agora parte para a Serra. A OMI, fundada em 1993, completou 29 anos em março, com fôlego próprio dos que amam o que fazem.
A orquestra possui 18 componentes, entre eles o vendedor Marcio Lanzini de 44 anos e empresário Giovani Kaplan, de 38 anos.

Lanzini é envolvido com música desde os 12 anos de idade. De lá pra cá, passou de carregador para baterista.“Em 2001 entrei para a orquestra e lá permaneço até hoje”, comenta.

Já Kaplan conta que a família insistia para que ele “fizesse alguma coisa da vida”. Por influência de vários parentes músicos, em 1998 ocupou a vaga de saxofonista e em 99 tornou-se titular.

Desde o início, a coordenação está a cargo do maestro Astor Jair Dalferth. A distribuição instrumental é de uma “Big Band Standard”, com naipes de saxofones, trompetes, trombones, apoiados rítmica e harmonicamente por teclados, bateria, guitarra e contrabaixo.

O repertório é constituído de temas da MPB, Jazz, Música Latino-americana, cinema mundial, Rock e Pop Rock. Em 2004, coreografias foram introduzidas nos espetáculos. “Buscamos uma maior interação com o público”, explica Kaplan.

O grupo, que já apresentou na Alemanha, não parou nem na pandemia. “Foi uma experiência muito diferente, mas proveitosa. Recebíamos as partituras em casa, gravávamos e enviávamos para o maestro montar a ‘apresentação’”, conta Lanzini.

A turnê Cidades Gaúchas

O início das 12 apresentações desta turnê ocorreu em Taquari, na abertura da 5° Edição da Feira do Livro, em novembro do ano passado. Em março desse ano, o grupo esteve em Santa Cruz do Sul, no Teatro do Colégio Mauá e, em 7 de abril, em Cruzeiro do Sul.
As próximas apresentações ocorrem em 5 de maio em Canela, 6 de maio em Carlos Barbosa, 16 de junho em Bento Gonçalves e 25 de agosto, a apresentação ocorre em Ivoti.

A Turnê “Cidades Gaúchas” é viabilizada pela Lei Rouanet, através do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura, e tem patrocínio das empresas imigrantenses Metalúrgica Hassmann e Gota Limpa e Syngenta Brasil, além de subvenção mensal da Prefeitura.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: