Jornal Nova Geração

Os 30 anos do Smelito

No Natal de 1990, o Smelito (trenzinho da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, na época), era apresentado para a comunidade no evento “Chegada do Papai Noel”, realizado no antigo campo do Estrela Futebol Clube. Possuía dois vagões de passageiros e o trator era caracterizado como máquina locomotiva. O Smelito vinha trazendo o Papai Noel para a alegria de milhares de crianças e adultos.

O criador do brinquedo mais amado de Estrela, o ex-secretário da Smel, José Itamar Horn, o Bitti, contou que a ideia era fazer uma atração diferente para crianças e adultos. “Quando se faz algo para as crianças, os adultos viram crianças também”, destaca. Mas, na época, tudo era mais difícil financeiramente. Mesmo com um pequeno orçamento, Bitti conseguiu convencer o então prefeito Leonildo José Mariani para adquirir dois chassis de carretão agrícola, que vieram de Panambi.

Com auxílio dos servidores da Smel, em número de seis e um soldador, foram cortando os ferros, soldando, dando forma ao Smelito planejado. Bitti lembra que o Smelito serviu também para outras festividades, como Páscoa, Dia das Crianças e comemorações do aniversário de Estrela, em 20 de maio. “Mas é muito gostoso passear pela cidade, ver a iluminação do Natal e os pontos turísticos enfeitados”, salienta.

Emoção

O criador do Smelito lamenta que hoje o mesmo possua só um vagão, mas reconhece que é preciso muita destreza para dirigir o trenzinho com dois vagões lotados de pessoas. E conta que se emociona quando vê a fila interminável de pessoas que aguardam sua vez para passear com a atração. “Em nome do Smelito agradeço o amor que todos possuem pelo brinquedo, um patrimônio do município”, considera.

 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: